Doença: Lúpus

Lúpus ou lúpus eritematoso sistêmico (LES), como também é conhecido, é uma doença auto-imune, ou seja, o próprio organismo ataca o próprio corpo. Na doença lúpus, o sistema imunológico, que é o sistema defensor, tenta destruir microorganismos patogênicos que invadem nosso corpo e começa a atacar os tecidos do corpo, achando que aquele tecido é um corpo estranho.Esta é uma doença rara que acomete mais pessoas do sexo feminino e sua causa ainda não foi descoberta.

Sinais e Sintomas do Lúpus Pelo fato de a doença acometer os tecidos, os sinais e sintomas são vários, necessitando assim de uma boa investigação para a descoberta da doença.As queixas mais frequentes em consultórios médicos são: febre, mal estar, falta de apetite seguido de perca de peso acentuado, dores musculares e dores nas articulações. Estes sintomas podem durar de semanas ou até mesmo meses.Na pele das pessoas que possuem lúpus, algumas lesões e manchas vermelhas no corpo podem aparecer, e são conhecidas como eritema.

As manchas podem ser encontradas principalmente no rosto, na região das bochechas, pode ocorrer alopecia (queda de cabelos), lesões na mucosa oral e nariz, tendinites.Artroses e problemas nas articulações podem aparecer em pessoas com lúpus, que também está associado ao uso de corticóides que são utilizados no tratamento do lúpus e que muitas vezes não pode ser trocado. Na parte renal pode ocorrer glomerulonefrite, que é a inflamação do glomérulo que é a unidade funcional do rim, que são um aglomerado de vasos onde o sangue é filtrado para formação da urina, causando assim uma lesão renal.Quando a parte do sistema nervoso central de pacientes com lúpus é afetada, podem ocorrer irritabilidade, crises psicóticas (loucura), convulsões, momentos de depressão, movimentos desordenados e involuntários (a pessoa não faz movimento e o membro se movimenta sozinho) em membros inferiores e superiores (pernas e braços).Pode ocorrer também inflamação da pleura, que é uma camada que reveste o pulmão, vasculites e gangrenas, trombos oculares e conjuntivites, azia e dor abdominal geralmente pode ocorrer, mas devido ao uso dos medicamentos que são utilizados no tratamento. Esta doença não pode ser prevenida, já que é uma doença auto imune e sua causa ser desconhecida.

A melhor maneira de tratar a doença é procurar um médico quando você sentir alguns destes sintomas, para que o diagnostico seja traçado e assim um tratamento seja realizado imediatamente e consequentes lesões nos órgãos e tecidos sejam evitadas.Com o tratamento a pessoa portadora desta doença será orientada corretamente e poderá levar uma vida normal como a de qualquer outra pessoa, e ainda com melhora na qualidade de vida, que é uma das prioridades que os médicos tentam passar para os pacientes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *