Os produtos químicos podem ser agentes causadores de muitas doenças, a contaminação pode acontecer através de resíduos que vão para o solo por puro descuido ou mesmo por ignorância do mal que eles podem causar. Depois de esses resíduos serem absorvidos pelos vegetais chegam aos animais herbívoros, carnívoros e até mesmo aos seres humanos.
Também há situações em que as pessoas são contaminadas no trabalho por essas substâncias. O grande problema de ter contato com praguicidas (produtos que são utilizados para eliminar pragas), pesticidas como DDT entre outros é que são considerados poluentes cumulativos, ou seja, o corpo não elimina essas substâncias através da urina.
Com o conhecimento do risco que os produtos químicos representam para a saúde dos seres humanos estão sendo criadas medidas que visam reduzir o contato das pessoas com esses venenos. Entretanto ainda existem muitos casos de pessoas que ficam doentes devido ao contato com produtos químicos. Saiba mais sobre algumas dessas doenças abaixo.
Asbestose
A Asbestose também pode ser chamada de Asbesto tem como causa a aeração do pó de amianto. A doença consiste na formação de cicatrizes no tecido pulmonar que são resultantes da ação das fibras minerais de silicatos, o processo começa através da aspiração do pó de amianto.
O Amianto e a Asbestose
O amianto tem em sua composição silicato de mineral fibroso cuja composição química é variada. Assim que se inala as fibras de amianto se fixam de forma profunda nos tecidos dos pulmões o que acarreta na formação de cicatrizes. Além disso, inalar amianto ainda pode fazer com que haja um espessamento dos dois folhetos da membrana que é responsável por revestir os pulmões.
Sintomas da Asbestose
Uma das principais dificuldades do diagnóstico da asbestose é o fato de que os sintomas somente aparecem depois que se formam inúmeras cicatrizes e a partir do momento que os pulmões começam a se tornar menos elásticos. Dentre os primeiros sintomas estão a dispneia ligeira além da redução da capacidade de fazer exercícios físicos.
Conforme o tempo vai passando a respiração vai se tornando cada vez mais difícil. Se a pessoa em questão tem o hábito de fumar e sofre de bronquite crônica pode ter a respiração sibilante. Aproximadamente 15% das pessoas que sofrem de asbestose tem dispnéia além de insuficiência respiratória.
A exposição demasiada a amianto também pode acarretar no aparecimento de tumores na pleura em alguns casos. Em geral os tumores aparecem depois de uma longa exposição a substância, mas é importante evitar ter contato com o mesmo.
Câncer de Pulmão
O aparecimento de câncer de pulmão devido a exposição ao amianto é um capítulo a parte, pois em geral a doença apenas se manifesta em pessoas que além de asbestose fumam e uma quantidade exacerbada como, por exemplo, um maço de cigarros por dia.
A Prevenção e o Tratamento
A prevenção das doenças que são causadas pela inalação de amianto podem ser prevenidas reduzindo o máximo que for possível a inalação do pó bem como as fibras de amianto presentes no local de trabalho. Hoje em dia o número de pessoas que sofrem de doenças causadas pelo pó de amianto diminuiu bastante, pois as indústrias melhoraram o controle do pó utilizado.
Beriliose – Doença do Berílio
A Beriliose é uma doença causada por exposição demasiada ao Berílio que acontece geralmente devido ao trabalho. A doença afeta em maior proporção o pulmão e a pele e os sintomas que mais se destacam são dores no peito, tosse seca, fadiga, falta de ar, perda de peso.
Na maioria dos casos o berílio e seus compostos são absorvidos pelos seres humanos em através da inalação de poeiras ou fumos ou então através do contato com a pele. Essa doença se caracteriza por uma hipersensibilidade que parece ser facilitada por uma predisposição genética.
Para fazer o diagnóstico da doença é feita a associação da exposição do berílio e os sintomas que incluem também alterações da função pulmonar. Os médicos costumam solicitar uma radiografia torácica.
Doenças Causadas Por Outros Produtos Químicos
Além do amianto e do berílio existem outros produtos químicos que podem causar doenças, confira abaixo quais são eles e quais enfermidades podem acarretar:
Chumbo
Dentre os problemas de saúde que podem ser causados pelo chumbo estão Polinevrites, Cólicas abdominais, Encefalopatia aguda, Anemia normo, Nevrite hipertensiva entre outras doenças. A intoxicação por chumbo pode ser acompanhada por um ou por vários desses sintomas e problemas de saúde.
Mercúrio
A exposição a mercúrio pode acarretar em alguns problemas de saúde como Tremor intencional, Manifestações digestivas, Manifestações visuais, Nefrite urémica, Encefalopatia aguda, Estomatite entre outras complicações.
Arsênio
O arsênio pode causar problemas clínicos como Hiperqueratose e verrugas, Perturbações gastrintestinais agudas (pode causar crises de vômitos e diarreia), Ulcerações e perfuração do septo nasal, Ulcerações cutâneas, Blefarites e conjuntivites entre outras complicações clínicas.
Manganês
Quem fica exposto a manganês pode ter problemas como Síndrome neurológica do tipo parkinsoniano, Síndrome neurológica reversível entre outros.
Cádmio
A exposição ao cádmio resulta em problemas como Nefropatia, Perturbações digestivas agudas, Broncopneumopatia aguda e Osteomalácia.
Flúor
Dentre as doenças que podem ser causadas pela exposição flúor estão Osteosclerose, Ulcerações das mucosas ou cutâneas além de outras manifestações.
Fósforo
O fósforo pode ser responsável por necrose do maxilar entre outras complicações médicas.
Hidrogênio Arseniado
A exposição a hidrogênio arseniado pode acarretar em problemas como Nefrite urémica, Hemoglobinúria, Icterícia e até mesmo coma em alguns casos.
Óxido de Carbono
Dentre as complicações que o óxido de carbono pode acarretar estão síndrome com cefaleia, náusea, vertigem entre outros sintomas. Para ter certeza que o problema de saúde se deve a intoxicação é necessário verificar o teor de óxido de carbono que provavelmente estará superior a 1,5 ml por 100 ml de sangue.
Ácido Sulfídrico
Esse ácido pode causar problemas bastante sérios de saúde dentre os quais estão intoxicação aguda que causa cefaleia, náuseas entre outros problemas. É possível que o contato com esse produto químico cause uma Intoxicação subaguda que irrita os olhos e causa perturbações neurológicas. Outra possibilidade é a intoxicação crônica que inclui cefaleia, perturbações visuais, bronquite entre outros problemas.