Riscos do Choque Térmico para Saúde

Todo mundo já passou por uma situação em que saiu de um ambiente muito quente para outro muito frio ou vice-versa. Parece que o corpo leva um ‘susto’ e o organismo precisa se adaptar a nova temperatura. Essa mudança brusca de temperaturas causa o chamado choque térmico. Saiba quais são os riscos do choque térmico para a saúde.

Choque Térmico no Verão

O Brasil sempre teve um verão quente, mas nos últimos anos devido a fenômenos como o aquecimento global os termômetros passam dos 30°C até mesmo na região sul que sempre foi acostumada a temperaturas amenas. Nesse calor todo ter um aparelho de ar-condicionado em casa é um desejo e uma necessidade. Seja no carro ou no trabalho a verdade é que todo mundo está sempre no arzinho gelado.

Mesmo sendo um eletrodoméstico que auxilia no conforto, o ar-condicionado, deve ser usado com cuidado para evitar o choque térmico. Quando uma pessoa sai de um ambiente que está muito frio para um mais quente ou vice-versa pode desenvolver gripes, problemas respiratórios, fortes crises de rinite alérgica, asma, sinusite, bronquites, dores musculares e até mesmo DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica).

Regulando o Ar-Condicionado

O ar-condicionado pode acarretar em problemas para a saúde, mas isso não quer dizer que você precisa passar pelo verão sem ele. O segredo está em fazer a regulagem correta do aparelho especialmente durante o verão. Nos dias de calor a temperatura do ar deve ficar entre 21°C e 23°C. Pode ser que não refresque tanto, mas ajudará a evitar um contraste muito grande e os possíveis desconfortos que isso pode trazer.

Uma boa dica para quem fica em ambientes com ar-condicionado muito frio é colocar um agasalho antes de sair para equilibrar a temperatura do corpo. Assim o seu corpo estará com a temperatura equilibrada e poderá se adaptar melhor evitando o choque térmico.

Cuidado Com Excessos

Os principais danos causados pelo ar-condicionado dizem respeito a quantidade de tempo que se passa sob a ação do equipamento. Quando a exposição ao clima resfriado é prolongada isso acaba ressecando a mucosa do nariz que é responsável pode fazer a defesa do organismo contra a entrada de bactérias no pulmão.

Uma forma de minimizar o problema é usar recursos que ajudem a umidifcar as vias respiratórias. Você pode aplicar soro fisiológico ou gel nasal no nariz além de beber bastante líquido, porém, de forma fracionada, ou seja, um copo a cada hora. Colocar um balde de água no seu quarto, por exemplo, enquanto o aparelho fica ligado ajuda.

De Olho na Manutenção

Para garantir que a sua saúde esteja sempre protegida e as temperaturas amenizadas fique atento a manutenção do ar-condicionado. É bem importante limpar os dutos, pois neles geralmente ficam acumulados bactérias, fungos e ácaros que vão se proliferando no ar. Esses micro-organismos podem entrar pelas vias aéreas causando lesões inflamatórias infecciosas mesmo em pessoas que não tem histórico de alergias.

Outros Riscos do Choque Térmico

Os médicos destacam como os principais riscos causados pelo choque térmico infecções respiratórias, comprometimento do sistema cardiovascular (o que aumenta o risco de infartos) e acidente vascular cerebral (AVC). Além do ar-condicionado existe uma vilã natural para esses casos que é a chamada amplitude térmica. Com as mudanças climáticas está cada vez mais comum que a temperatura caia até 10°C num único dia.

Amplitude Térmica – Mais Mortes de Idosos

Estudos realizados no Laboratório de Poluição da Universidade de São Paulo (USP) detectaram que a amplitude térmica é um dos fatores que aumenta a quantidade de mortes de idosos por dia. Quando existe uma queda brusca de temperatura é mais comum que pessoas idosas venham a falecer.

Os especialistas acreditam que isso acontece porque o corpo humano não está adaptado a amplitude térmica e por isso funciona de forma mais assertiva quando as temperaturas se mantêm na zona de conforto entre 21°C e 25°C. Há ainda que se destacar a ação das bactérias e vírus que atrapalham a circulação sanguínea o que faz com que o sangue fique muito espesso e assim complicações cardiovasculares aparecem.

Além disso, a pesquisa constatou que em dias em que a amplitude térmica é de 15°C o impacto da mudança é mais efetivo de forma as internações hospitalares aumentam em quase 95% para casos de asma.

O Choque Térmico no Corpo

Quando existe uma grande variação de temperatura é natural que o organismo sofra algumas consequências. O primeiro a ser avisado da nova condição térmica é o nariz, os pequenos fios chamados de cílios nasais (eles tem a função de filtrar as substâncias tóxicas que entram no corpo) começam a ter dificuldade de se movimentar.

A partir do momento que esses cílios nasais não cumprem a sua tarefa de limpeza inúmeros tipos de vírus e bactérias que começam a abrir passagem rumo a garganta, faringe, laringe e pulmões. Isso faz com que germes sejam acumulados na região e assim se transformam em verdadeiras esponjas de doenças respiratórias como gripes, rinite, sinusites, asma e pneumonia.

A Reação do Corpo

O corpo reage para tentar vencer essa contaminação iminente, para isso produz substâncias de defesa que são inflamatórias e por isso causam prejuízos ao movimento do coração. Isso faz aumentar a chance de ter um infarto, paradas cardíacas ou mesmo um AVC. Isso acontece principalmente em que já tem problemas de saúde como hipertensão, obesidade, diabetes e colesterol alto.

Quem Está Mais Propenso

Os grupos de pessoas tidos como mais vulneráveis são aqueles compostos pode crianças e idosos, pois eles têm o sistema imunológico mais deficiente. A maior probabilidade do desenvolvimento de doenças respiratórias aumenta também os problemas cardíacos.

Outros Danos

Obviamente o sistema respiratório e cardíaco são os mais afetados pelos choques térmicos, mas não são os únicos a serem comprometidos por essas mudanças de temperatura. O acúmulo da poluição que impacta no aquecimento global é um dos principais responsáveis pelo aumento dos casos de apendicite e também pode comprometer a fertilidade bem como pode ter ação sobre o sistema psíquico o que aumenta os casos de depressão.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *