A medula espinhal está protegida pela coluna vertebral, mas em alguns casos, a medula pode ser comprimida e ser afetada, comprometendo o funcionamento normal. As causas mais comuns de doenças na medula espinhal são as não traumáticas, como as lesões congênitas, o fechamento incompleto do canal vertebral, as doenças degenerativas, tumorais, infecciosas e vasculares.A maior parte das lesões ocorre de forma traumática, através de acidentes automobilísticos, quedas e por ferimento com armas de fogo.
A lesão traumática pode ser completa ou incompleta; na completa há a perda dos movimentos abaixo do local da lesão. No caso da incompleta, a pessoa tem movimentos abaixo do nível da lesão, ou sensações.Já as lesões não traumáticas, como ocorre com a espondilose cervical ou artrose da coluna cervical, que são doenças que atingem adultos de meia-idade e idosos, além de ser assintomática em sua forma mais grave, pode levar à perda progressiva dos movimentos.
Qualquer que seja a causa da doença na medula, não se deve deixar de procurar tratamento médico, além de não negligenciar qualquer sintoma suspeito, pois o responsável por sua saúde é você mesmo.Referências Medula Espinhal. Disponível em: http://www.manualmerck.net/?id=95&cn=887. Acesso em 15 de janeiro de 2012.Distúrbios do cérebro e dos nervos: distúrbios da medula espinhal.
Disponível em:http://mmspf.msdonline.com.br/pacientes/manual_merck/secao_06/cap_069.html . Acesso em 15 de janeiro de 2012.PROTOCOLO CLÍNICO E DIRETRIZES TERAPÊUTICAS ESPONDILOSE. PORTARIA Nº 494, DE 23 DE SETEMBRO DE 2010 MINISTÉRIO DA SAUDE. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/pcdt_espondilose.pdf. Acesso em 15 de janeiro de 2012.