Nódulo No Figado

O fígado é um órgão maciço e volumoso que se localiza abaixo do diafragma e sob o gradil costal do lado direito. Possui varias funções metabólicas e digestivas.

Os nódulos no fígado estão associados, na maioria das vezes, a cirrose, pois, nesta doença ocorre a morte celular em grande quantidade, fazendo com que pareçam espécies de cicatrizes que acabam por gerar alterações na forma e na estrutura do órgão.

Assim, o fígado apresenta vários nódulos também chamados de nódulos de regeneração que são formações arredondadas. Estas alterações acabam por comprometer a circulação sanguínea no fígado, o que leva ao surgimento de varizes e ascite.  As causas da cirrose podem estar associada ao uso de bebidas alcoólicas por um período prolongado (5 a 10 anos) ou a Hepatite C, sem tratamento.

Nódulo No Figado

Nódulo No Figado

Os nódulos podem ser benigno ou maligno e a conduta que recomenda após a detecção dos nódulos é o acompanhamento do ritmo do seu crescimento, já que os benignos permanecem estáveis ao longo do tempo ou crescem muito pouco, enquanto que os malignos crescem muito rápido.Referências:INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER -INCA – Câncer de Fígado. Disponível em:  http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=330. Acesso em 12 de janeiro de 2012QUINTELA E.  Hepatologia – Doenças do Fígado. Disponível em: http://www.indicedesaude.com/entrevista_ver.php?id=94. Acesso em 16 de janeiro de 2012.KERR, L. Esteatose Hepática e Nódulos Hepáticos Detectados na Ultrassonografia Abdominal. Disponível em:http://lucykerr.wordpress.com/2010/09/13/%E2%80%9Cesteatosehepatica%E2%80%9D-e-%E2%80%9Cnodulos-hepaticos%E2%80%9D-detectados-na-ultrassonografia-abdominal/ . Acesso em 16 de janeiro de2012.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *