Doenças do Sangue

As doenças do sangue são aquelas que afetam as células do sangue, ou seja, que afetam as hemácias que são os glóbulos vermelhos que possuem várias funções, sendo que uma delas é carrear oxigênio.

Doenças do Sangue

Doenças do Sangue

Os leucócitos que são os glóbulos brancos e são responsáveis pela defesa do organismo, quando uma pessoa pega algum tipo de doença estas células se multiplicam com a finalidade de destruir o que está causando a infecção, e as plaquetas que é a parte líquida do sangue, e também possui uma parte responsável pela coagulação sanguínea
Quando o sangue não está em suas condições normais é porque alguma disfunção está ocorrendo com algumas destas células.

Doenças do Sangue

Doenças do Sangue

Doenças do sangue mais comuns Umas das doenças mais comum na população é a anemia, que é causada pela diminuição das hemácias (glóbulos vermelhos), ou pode ser causada também por algum tipo de hemorragia (quando a pessoa perde muito sangue consequentemente irá perder glóbulos vermelhos que irão ficar diminuídos), pode ser causas genéticas, deficiência de ferro que são mais comuns em crianças e gestantes, deficiência de vitamina B12 entre outras causas. Geralmente os sintomas são fraqueza (devido a diminuição de glóbulos vermelhos e de O2 como consequência) letargia, dores de cabeça, dores nas pernas, dispnéia e tonturas. Existem vários tipos de anemia e a mais comum é a anemia por falta de ferro.Existe também a anemia falciforme, que não é muito comum e o indivíduo já nasce com a doença, esta anemia ocorre devido a uma deformidade na estrutura dos glóbulos vermelhos que ao invés de serem arredondados eles possuem forma de foice, e com isto ocorre uma diminuição de oxigênio.

Doenças do Sangue

Doenças do Sangue

Esta doença deve ser diagnosticada rapidamente, por isso a importância do teste do pezinho no quinto dia após o nascimento, já que essa enfermidade pode ser descoberta neste exame.
Leucemia A leucemia também conhecida como câncer do sangue, ocorre devida à formação exacerbada de células sanguíneas defeituosas, ou seja, de células que não estão totalmente saudáveis. Esta doença é mais comum em crianças, mas pode ocorrer na vida adulta e em idosos,sendo sua causa ainda  desconhecida. Esta enfermidade está classificada em duas categorias: aguda que ocorre aumento de células imaturas e a crônica que ocorre aumento de células maduras, mas que são anormais. Os sintomas são diversos como tonturas, cansaço, fadiga, dores nas pernas, presença de linfonodos, alterações na pele, baço, manchas roxas pelo corpo, epistaxe(sangramento nasal), dores na língua, dor em ossos e articulações entre outros. Em caso de suspeita de leucemia o médico deve ser acionado, para que seja realizado os exames para diagnóstico rápido, pois assim a pessoa irá ter mais chances de cura.
A trompocitopenia idiopática também é uma doença do sangue e ocorre devido à diminuição de plaquetas, já que as plaquetas possuem influência na coagulação,e nestes casos a pessoa pode ter algumas hemorragias e dificuldades de controlar a mesma, devendo ser realizados vários exames para diagnosticar a doença para que seja feita um tratamento e prevenção de acidentes (como cortes e sangramentos ). Os principais sintomas desta doença são hemorragias em mucosas e pele, inchaço, dores nas pernas, equimose e petéquias.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Gostei me ajudou bastante no meu trabalho de Ciencias na escola show de bola adoreia aprender um pouco mais.

    Andressa 19 de novembro de 2012 19:18

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *