Sonambulismo ou pessoas que dormem acordadas é a definição que as pessoas costumam dar ás pessoas que possuem este distúrbio do sono. O sonambulismo ainda continua sendo estudado, e não pode ser chamado de doença, e sim de transtorno, pois ainda não se sabe a causa do mesmo.Os sonâmbulos geralmente costumam falar sozinhos á noite, às vezes frases sem sentido, realizam refeições, andam pela casa, e até mesmo saem de casa sem ninguém ver, o que pode se tornar algo perigoso, já que a pessoa está em seu inconsciente e não sabe o que está fazendo.
Acordar uma pessoa que tem este transtorno não é nada fácil e nem uma regra, desde que ele não esteja correndo risco. Caso contrário, você deve acordar e alertar para evitar que o pior aconteça.Estudos realizados mostraram que a maior parte dos sonâmbulos são crianças, e há apenas uma pequena porcentagem de adultos. Estas pessoas não se lembram dos ocorridos nas noites, pois quando se acorda por curtos intervalos, o cérebro humano apaga os fatos da memória.Comportamentos dos sonâmbulos Estudos relatam que pessoas sonâmbulas podem ter comportamentos diferentes das demais pessoas que não possuem o transtorno, o que pode ser um fator de risco para o mesmo, como o estresse excessivo, pessoas que consomem álcool, e ansiedade podem se tornar uma ameaça ás pessoas que possuem uma tendência ao sonambulismo, que são as pessoas que possuem pelo menos três parentes próximos com o transtorno.
Em relação aos casos mais graves, que são sonâmbulos violentos, acredita-se que são pessoas que tiveram problemas na infância e história de abuso sexual. Estas pessoas geralmente possuem quadros de pesadelos recorrentes durante a noite. Na literatura existem pouquíssimos casos deste tipo de sonâmbulos, por isso é difícil encontrar estudos e artigos sobre este tipo de comportamento.Sonambulismo e sua relação com o espiritismo Muitas pessoas acham que além do sonambulismo ser um transtorno, ele também está relacionado com o espírito da pessoa. Os espíritas acreditam que este é um momento de emancipação da alma.Existem dois tipos de sonambulismo para o espiritismo o natural, que ocorre espontaneamente, e o magnético, que ocorre devido á ações magnéticas.Outra explicação da amnésia dos sonâmbulos é de que o corpo está agindo sob a influencia do seu próprio espírito, e que neste momento o cérebro físico não está sendo envolvido nas percepções dos episódios do transtorno.
Se o cérebro não se envolve, ele não grava, e se ele não grava, a pessoa não se lembra de exatamente nada.É muito relativo falar sobre transtornos que envolvem s pisque da pessoa, pois quando não se sabe a causa de algo, sempre fica difícil esclarecer fatos e sempre ficarão hipóteses e um mistério a ser revelado, seja por estudiosos ou religiões.