Doenças infecciosas são aquelas patologias que são transmitidas de algum modo, e que no geral são causadas por algum tipo de vírus, bactérias e parasitas.Os vírus são organismos biológicos, e conseguem se replicar rapidamente, mas para que esta replicação ocorra ele necessita de uma célula sadia, que no caso será o hospedeiro causando assim doenças infecciosas por vírus.
Um exemplo destas doenças é a AIDS (síndrome da imunodeficiência adquirida) causada pelo vírus HIV, a hepatite,o sarampo, a gripe, caxumba, catapora entre outras. Estas patologias entre outras, podem ser transmitidas através do sangue e secreções no caso do HIV e da hepatite C, ou através de gotículas lançadas no ar ou contato íntimo e direto no caso de pessoas infectadas com uma gripe ou caxumba, por exemplo.As bactérias geralmente são diferentes umas das outras tantos em sua virulência, suas formas que podem ser bastonetes ou bastões, espirilos (em forma de espiral) vibrião e coco.
As bactérias podem ser patogênicas ou não, sendo que as patogênicas são as que causam doenças como a pneumonia, tuberculose, tétano entre outras, e as não patogênicas não causam doenças e são as bactérias que convivemos em nosso dia a dia. Existem várias formas de adquirir uma doença infecciosa bacteriana, e uma delas é uma lavagem incorreta das mãos, e ou dos alimentos, técnicas realizadas em hospitais e que de alguma forma foram contaminadas também podem causar infecções, e até mesmo uma sepse (infecção generalizada). A cólera também é uma doença bacteriana e que pode ser evitada quando se faz uso de água filtrada e fervida. Para que estas doenças sejam evitadas é necessário que a pessoa tenha uma higiene adequada, beba água tratada, lave bem os alimentos, e os hospitais devem sempre obter controle de infecções hospitalares.
Estas patologias geralmente são tratadas com o uso de antibióticos, que devem ser tomadas à risca em seus respectivos horários.As doenças parasitárias são aquelas que são transmitidas por algum tipo de protozoário ou parasita, sendo que a mais conhecida é a esquistossomose onde o parasita causador da doença penetra na pele e pode cair na corrente sanguínea afetando os órgãos. Esta doença é mais comum em regiões rurais, a helmintíase também é uma das mais comuns principalmente nas regiões do nordeste, estas duas parasitoses são as que possuem risco de causar anemia em seus hospedeiros. Para que estas e muitas outras parasitoses sejam evitadas é necessário que a pessoa mantenha uma boa higiene, uma lavagem correta das mãos, lavar bem os alimentos (principalmente as frutas, legumes e verduras), beber água tratada, saneamento básico, evitar nadar em rios e cachoeiras sujas, pois podem possuir o caramujo que é hospedeiro intermediário, e usar de botas de borracha caso tenha um trabalho em que seja necessário entrar nestes locais.