Doenças por Vírus

Os vírus são seres acelulares, os únicos do planeta atual, que se tem como principal característica o fato de agirem como parasitas que invadem as células de organismos vivos como dos seres humanos. A palavra vírus vem do latim e significa ‘fluido venenoso’ em referência a sua vocação parasitária. Inúmeras doenças são causadas por vírus como gripes e resfriados, caxumba, sarampo e AIDS. Saiba mais sobre essas doenças e de que forma afetam o organismo.

Principais Doenças Causadas por Vírus

Dengue

Uma das doenças que mais tem dado trabalho no Brasil, a Dengue, é transmitida por mosquitos Aedes aegypti infectados. Os sintomas mais comuns da doença são febre alta por pelo menos 3 dias, perda de apetite, dores nos olhos e no corpo, aparecimento de erupções de cutâneas entre outros. Não existe um tratamento específico para Dengue, o mais importante é tomar bastante líquido e tomar medicação para dor e febre que não contenha Ácido Acetil Salicílico.

A prevenção consiste em evitar que o mosquito transmissor possa se proliferar não deixando água parada. Pessoas que tenham doenças crônicas como diabetes, lúpus entre outras assim como aqueles que já tiveram Dengue (mesmo que assintomática) correm risco de desenvolver Dengue Hemorrágica que é a versão mais grave dessa doença.

Hidrofobia ou Raiva

Adquirida através da mordida de animais que estejam infectados, como o cachorro, por exemplo. O vírus entra pelo ferimento se instalando em nosso sistema nervoso. As formas de controle da doença são a vacinação dos animais e imediata aplicação de vacina e soro nas pessoas atacadas por animais em situação de risco ou comprovadamente infectados. Sintomas: febre, delírios, mal estar, convulsões e paralisia de músculos do aparelho respiratório. A hidrofobia ou raiva pode ser fatal.

Hepatite Infecciosa (Hepatite A)

É uma doença que se transmite por gotículas de saliva e muco, contaminação fecal através de água e objetos. O vírus se instala e se multiplica no fígado destruindo as células. Injeções de gamaglobulina são a forma de controle para quem esteve em contato direto com doentes, além de saneamento e higiene com os alimentos. Os sintomas são anorexia, febre, mal estar, náuseas, icterícia. Pode levar a óbito.

Caxumba

Pode se transmitir pelo contato direto, por objetos contaminados ou gotículas salivares. A multiplicação do vírus se dá em glândulas parótidas e eventualmente poderá se localizar nos testículos ou ovários. Vacinação é a forma de controle. O sintoma é parotidite provocando inchaço na região das orelhas, à frente e abaixo delas. Pode causar esterilidade.

Gripe

Transmite-se por gotículas da secreção expelida por via respiratória. O vírus se introduz pela boca ou nariz, alojando-se nas vias superiores. Não há controle. Sintomas: febre, dor de cabeça e nos músculos, prostração, tosse e obstrução nasal.

Rubéola

Transmite-se por contato direto e gotículas de saliva e muco. A penetração do vírus se dá por via respiratória e é disseminada pelo sangue. Controle pelo uso de imunoglobulina (efeito discutível). Sintomas: erupções, febre e prostração. Provoca deficiência congênita ou morte nos embriões.

Varíola

Transmite-se por gotículas salivares, contato direto e objetos contaminados. A penetração do vírus se dá pela mucosa nas vias respiratórias, disseminando-se pelo sangue atingindo pele e mucosas gerando lesões. Vacinação é a forma de controle. Sintomas: erupções cutâneas e febre alta. Deixa cicatrizes na pele, podendo ser fatal.

Sarampo

Transmite-se pelo contato indireto e direto com secreção nasofaríngea do doente. A penetração do vírus ocorre pela mucosa de vias respiratórias e sua disseminação é sanguínea. Vacinação é a forma de controle. Sintomas: tosse, febre alta, vermelhidão no corpo sendo que em crianças, poderá ser fatal.

Febre Amarela

É transmitida por picada de mosquito, especialmente Aedes Aegypti. O vírus entra na pele, tem disseminação sanguínea e aloja-se no fígado, medula óssea, baço e outros órgãos. Vacinação e combate ao mosquito são as formas de controle. Sintomas: náusea, febre alta, vômito, pele amarelada, prostração e calafrios. Doença fatal.

Poliomielite

Transmite-se por secreção respiratória, objetos contaminados e alimentos. O vírus entra pela boca multiplicando-se no intestino. Disseminação sanguínea, instalação no sistema nervoso central destruindo os neurônios. Vacinação é a forma de controle. Sintomas: paralisia de membros, indisposição e febre baixa que logo somem. Pode causar deficiência física.

AIDS

Adquire-se por esperma, muco vaginal e sangue contaminados. As portas de entrada para o vírus são agulhas infectadas, relações sexuais e transmissão de sangue contaminado. As formas de controle são o uso de camisinha, agulhas descartáveis, bancos de sangue com o mais alto controle de qualidade. Sintomas: febre intermitente, rápido emagrecimento, diarreia, inflamação de gânglios linfáticos, infecções variadas, problemas no aparelho respiratório, câncer de pele. Doença fatal.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *