O maior medo que temos é o medo da morte e isso desde que somos crianças até quando envelhecemos, por mais que nos sintamos preparados para enfrentar tal evento, há sempre a desculpa de que ainda não vimos os netos, há algo pendente a ser feito. Enfim, sempre buscamos inúmeras desculpas para não ter de irmos para outro lugar, que nem mesmo sabemos onde é, talvez esse seja o grande problema da história.
Quase sempre o que leva a morte em nosso país, além da violência exacerbada são as doenças. Mas será que você quais as doenças que mais matam no Brasil? Será o câncer, o ataque cardíaco? Ou serão aquelas voltadas às mas condições de vida, como desnutrição e diarreia.
Doenças Que Mais Matam No Brasil
Introdução
Como bem sabemos o câncer é uma das doenças que mais mata no Brasil, por isso, aparece várias vezes na lista de doenças perigosas, sendo apontado por 8 vezes como sendo uma daquelas que mais mata, em suas diferentes formas. Pasmem, os tumores malignos de câncer não estão entre as cinco doenças que mais matam em nosso país.
As primeiras da lista não nos causam tanto pavor quanto o câncer, mas são tão perigosas quanto, são as doenças cerebrovasculares. Com o passar dos anos, nenhuma doenças ganhou tanto espaço entre os brasileiros, como as doenças hipertensivas, pois em poucos anos dobraram seu número de ocorrências.
Quais São Elas
As doenças que mais acometem os brasileiros são tidas como males da modernidade. Conforme dados fornecidos pelo Ministério da Saúde (OMS), aquelas que mais matam, não são as mesmas doenças de alguns anos atrás. Atualmente as mais temerosas são as que adoecem o sistema circulatório em conjunto com outros fatores, especialmente a vida agitada que atrapalha a saúde de quem vive em grandes cidades.
Além disso, o que agrava saúde das pessoas é a alimentação desregrada, estresse, sedentarismo, bem como o consumo exagerado de bebidas alcoólicas e o fumo, sendo estes os principais fatores incitadores de doenças.
Índices de Doenças em 2005
Conforme informações fornecidas pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), nos idos de 1930, as doenças parasitárias e infecciosas como malária, tuberculose, diarreia, entre outras, chegam a corresponder a mais ou menos 46% das mortes nas principais cidades do Brasil. Atualmente, essas doenças correspondem apenas a 5% das mortes de brasileiros.
As doenças relacionadas ao sistema circulatório estão entre aquelas que causam o maior número de mortes no Brasil, especialmente o AVC ou Acidente Vascular Cerebral, conhecido popularmente como derrame. Em 2005 ele chegou a representar mais de 31% das mortes. Além do AVC, outras doenças vasculares, como as isquêmicas do coração são a segunda maior causa de morte no país, principalmente o infarto. Contabilizou-se que em 2005, quase 85 mil pessoas morreram de infarto em todo o Brasil.
Depois das doenças citadas, o câncer vem sendo a segunda doença que mais leva a óbito no Brasil, tendo como manifestações mais comuns o câncer de pulmão, câncer de próstata, câncer de mama, câncer de pele, dentre outros. Em 2005, houve o registro de aproximadamente 147 mil mortes decorrentes das neoplasias malignas, o que representa 16% dos óbitos gerais no Brasil.
Embora haja diversos fatores que aumentam a incidência da doença, como os fatores genéticos por exemplo, a forma de viver a vida, especialmente os hábitos alimentares, uso de fumo, sedentarismo, entre outros, também contribuem para o aparecimento do câncer. Quando esta análise é feita regionalmente, existe uma grande variação, sendo o câncer a segunda causa de morte nas regiões Sudeste e Sul do país, estando ainda em terceiro lugar em outras regiões.
Logo na sequencia entre as mortalidades há as doenças respiratórias, que já mataram quase 100 mil pessoas em 2005, correspondendo a aproximadamente 11,1% do total de óbitos no país. Se for levada em consideração as regiões do país isoladamente, o Sul e Sudeste também são os mais acometidos por essas doenças, com menor proporção no Nordeste, aproximadamente 9%.
Ainda que os dados usados sejam os de 2005, as tendências de óbito não mudaram drasticamente nesses últimos anos, por isso, o Ministério da Saúde, apontam que as informações não estão fora da realidade de hoje.
As Doenças E Suas Manifestações
1-Doenças cerebrovasculares: foi responsável por 99.159 das mortes registradas no ano de 2010- Como já informamos, o principal exemplo desse tipo de doença é o derrame, que geralmente é causado em decorrência de uma interrupção no fluxo de sangue ou ainda por um pequeno sangramento ocorrido no cérebro.
2-Infarto agudo do miocárdio: foi responsável por 79.297, das mortes registradas em 2010. Também é conhecido como ataque cardíaco ou parada cardíaca, ocorre quando existe a morte de parte do tecido muscular do coração.
3-Pneumonias: foi responsável por 54.986 das mortes registradas no Brasil, em 2010 – Essa doença inflamatória acomete o pulmão que traz consigo diversos sintomas, entre eles estão a febre, tosse, dor no tórax e ainda grande dificuldade para se conseguir respirar. Diferentemente de outras doenças, pode ser adquirida através de bactérias, respiração, ou ainda através da circulação sanguínea.
4-Diabetes mellitus: foi responsável por 54.542 das mortes registradas no Brasil, em 2010 – é uma doença que causa uma grande deficiência no organismo, dificultando a produção de insulina. Nesses casos, a pessoa doente sofre grande perda de peso, aumento demais da quantidade de urina, tudo acompanhado de uma enorme sede.
5-Doenças hipertensivas: mataram mais de 44.460 em 2005 – são doenças relacionadas à pressão arterial, muitas são chamadas popularmente de “pressão alta”, sendo o tipo mais comum. Além de outras coisas podem levar ao aneurisma, AVC e enfarte.
6-Bronquite, enfisema, asma: elas mataram aproximadamente 40.360, em 2010 – São diversas as doenças respiratórias existentes. Cada uma delas tem características específicas, mas todas causam dificuldade na respiração e geralmente pioram em decorrência da poluição e do excesso de cigarro.
7-Insuficiência cardíaca: foi responsável por mais de 27.402 mortes no Brasil, em 2010.
8-Câncer do pulmão: foi responsável por mais de 21.715 mortes no Brasil, em 2010.
9-Outras doenças isquêmicas do coração: foram responsáveis por algo em torno de 20.111 mortes no Brasil, em 2010.
10-Cirrose e doenças crônicas do fígado: foram responsáveis por mais de 19.235 mortes no Brasil, em 2010.
Para evitar essas e outras doenças é melhor ter uma vida saudável e procurar ao máximo evitar situações de estresse.