Opinião de Especialistas
Para alguns especialistas na área de saúde mental, as diversas enfermidades que aparecem quando a pessoa está trabalhando podem estar muito mais relacionadas ao momento que essas pessoas estão vivendo na empresa, do que propriamente ao aparecimento da doença em si.
Por isso, alguns profissionais fizeram uma relação entre as principais patologias que acometem os trabalhadores e como elas estão relacionadas a algum problema vivenciado por eles no ambiente corporativo. Polêmicas à parte, vejamos alguns exemplos:
Dor de Garganta
Segundo os especialistas, as dores de garganta podem aparecer quando o funcionário não conseguiu comunicar o que desejava dentro de seu ambiente de trabalho, sentindo-se frustado por não poder expressar o que realmente sentia para colegas ou chefias. Esse problema pode ser contornado quando o profissional aprende a expressar seus sentimentos e emoções de maneira objetiva e com tranquilidade.
Para os especialistas, o fato da pessoa guardar para si suas emoções pode resultar em um problema de saúde como a dor na garganta, por exemplo, ou ainda a pessoa pode ter uma crise e dizer tudo que pensa de uma só vez, causando desconforto no ambiente corporativo.
Resfriados Constantes
No caso de funcionários que estão frequentemente resfriados, pode ser que esteja havendo uma vontade do corpo da pessoa de chorar em virtude de algum impasse no ambiente de trabalho e por qualquer motivo existe a crença antiga, principalmente no caso dos homens, de que não se deve chorar diante das adversidades. Em virtude dessa concepção errônea, que atualmente vem se extinguindo cada vez mais, alguns homens ainda evitam o choro e, mais cedo ou mas tarde, acabam prejudicando a própria saúde.
Os especialistas advertem que as pessoas, tanto os homens quanto mulheres, não devem ter medo de chorar ou demonstrar seus sentimento, claro de uma maneira equilibrada. Porém, o importante é não guardar emoções negativas que podem resultar em prejuízos ao organismo das pessoas.
Problemas no Estômago
Um dos problemas de doença mais comuns nos ambientes corporativos e que são responsáveis por um grande número de licenças dos funcionários, são as doenças do sistema gastrointestinal.
Para os especialistas, quando o funcionário não consegue expressar principalmente o sentimento de raiva em virtude de algum conflito no local de trabalho, o estômago da pessoa é o principal órgão afetado.
Para que isso não aconteça, os especialistas orientam que o funcionário encontre uma maneira positiva de extravasar suas emoções para não prejudicar a saúde de seu corpo.Vale ressaltar que todas essas doenças podem surgir independe de questões relacionadas ao ambiente profissional. Por isso, no caso da pessoa sentir alguns sintomas que remetam aos problemas acima descritos, um especialista da área de saúde deve ser imediatamente consultado para fazer o diagnóstico e tratar a enfermidade.