Excesso de Atividades Físicas e Menstruação Irregular

Provocando Fraturas

De acordo com especialistas, a menstruação irregular na mulher pode ser indício de que ela vem se exercitando em excesso, podendo causar fraturas prejudicando os ossos. Esses treinos intensos, sem o suporte de uma boa alimentação podem causar alterações menstruais e ósseas.

Como todos sabem a receita para uma vida saudável é a combinação de exercícios físicos com dieta balanceada, porém atualmente, as pessoas estão ansiosas para conseguirem um corpo dentro dos padrões estabelecidos de beleza pela sociedade ,e algumas mulheres na ânsia de conseguir um corpo perfeito acabam prejudicando a própria saúde.

Sintomas do Desgaste do Corpo

Os profissionais orientam que um dos primeiros sintomas que demonstram que o corpo da mulher está com desgaste é a menstruação que fica irregular e em alguns casos pode ocorrer até amenorréia (Ausência de menstruação).Isso acontece devido a influência que a atividade física exerce na produção de endorfina que é um hormônio que atua diretamente no sistema nervoso, provocando a sensação de relaxamento e bem-estar.

excesso de atividades fisicas e menstruacao irregular-2

Sintomas do Desgaste do Corpo

Quando a pessoa pratica exercícios de maneira regular, esse hábito produz o aumento da endorfina que estava em repouso amenizando os sintomas da tensão pré menstrual. No entanto, se houver um exagero nos exercícios, esse mesmo hormônio pode alterar o ciclo menstrual, afetando a absorção de cálcio pelos ossos do organismo feminino, podendo resultar em um quadro clínico de osteopenia precoce na mulher.

Complicações da Osteopenia

Se a osteopenia que é uma doença que afeta os ossos, não for tratada devidamente, pode evoluir para um quadro clínico bem mais grave que é a osteoporose, que provoca fraqueza nos ossos resultando em possíveis fraturas.

excesso de atividades fisicas e menstruacao irregular-3

Complicações da Osteopenia

Uma das mais conhecidas formas de fratura é a por estresse que é resultante de lesões de pouca intensidade, porém recorrentes em um mesmo local. Segundo dados coletados esse tipo de fratura corresponde a dez por cento das lesões nos atletas e até vinte e cinco por cento nas que praticam corrida,sendo que o risco é sempre maior em pessoas do sexo feminino.

Definição da Tríade da Mulher Atleta

A Tríade da Mulher Atleta pode ser definida como um conjunto de fatores que incluem a menstruação irregular, perda de massa óssea e distúrbios alimentares. O ciclo menstrual fica alterado quando a mulher faz exercícios físicos em excesso, sendo necessário fazer uma revisão do treino que ela pratica e de toda a sua alimentação, pois além da tríade da mulher atleta ela pode também apresentar dificuldades para engravidar.

No entanto, entre os profissionais e os esportistas amadores esse problema ainda é pouco conhecido o que dificulta seu tratamento. Vale ressaltar que toda mulher que apresente algum tipo de lesão ou fratura por estresse deve passar por um acompanhamento médico ,pois ela pode estar sofrendo da tríade da mulher atleta. Manter o equilíbrio é fundamental para todos os que praticam esportes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *