Fígado Aumentado

O fígado é um dos órgãos mais importantes do organismo e o maior em nosso corpo. Devido às suas funções de processamento de substâncias, como açúcares, gorduras e proteínas, além de outras funções, como no auxílio à coagulação sanguínea em caso de hemorragias, ele é muito suscetível a doenças.

Entre elas estão a hepatite A, B, C, o cancro do fígado, o câncer e a cirrose. Um dos principais sintomas das doenças que acometem o órgão é seu aumento de volume.Também denominado como hepatomegalia, o aumento do tamanho do fígado pode ser assintomático. Alguns dos sintomas de um fígado doente podem ser: falta de apetite, dores abdominais, náuseas e vômitos.

As dores abdominais ocorrem porque o fígado, de tão inchado, está pressionando outros órgãos, causando o desconforto.É possível notar se o fígado está inchado pela exploração física, apalpando-o através da parede abdominal.

Fígado Aumentado

Fígado Aumentado

Pelo tato pode-se prever que tipo de doença o paciente apresenta: se estiver mole, pode ser hepatite aguda; duro e irregular, pode ser uma cirrose; e se for detectado um nódulo localizado, pode ser um cancro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *