Diversas doenças acometem boa parcela da população, algumas delas são adquiridas devido a exposição a fatores de risco e outras delas ocorrem devido uma predisposição genética da pessoa que ao se expor a fatores de risco ambientais passam a desenvolver aquela doença. Hoje vamos falar um pouco mais acerca da gastrite e suas causas e aprofundar um pouco mais na gastrite auto imune.
Gastrite
Por um bom tempo a gastrite era considerada como um desequilíbrio entre a defesa do próprio organismo e a secreção ácida do estômago que gerava os sintomas de dor na região do abdômen, mas hoje acredita que os sintomas sejam gerados devido, principalmente, a uma bactéria que pode se fazer presente na mucosa gástrica, a bactéria Helicobacter pylori, gerando a gastrite crônica que causa úlceras na região e pode dar início a um adenocarcinoma gástrico.
As gastrites possuem diversas classificações e uma delas é separando as gastrites agudas das crônicas e separando elas em atróficas e não atróficas, de acordo com sua morfologia. Também há outra classificação que separa as gastrites de acordo com o que a desencadeia, separando as gastrites auto imunes, que pode atingir todo o estômago e as gastrites multifocais, onde a sua principal causa é por acometimento da bactéria já citada anteriormente. Hoje vamos falar um pouco acerca da gastrite auto imune.
Gastrite Auto Imune
A gastrite auto imune atinge o estômago em específico e passou a ser mais conhecida por atingir mulheres europeias, mas hoje sabe-se que pode atingir outras populações do globo. Ela é caracterizada por gerar um infiltrado na mucosa e submucosa e degenerar as células parietais e gerar uma hiperplasia das células endócrina da mucosa gástrica.
Acredita-se ser uma doença auto imune em alguns casos devido o achado histológico de algumas células específicas e por haver uma predisposição familiar. Em estudos com camundongos se percebeu que há uma resposta que é mediada por linfócitos T CD4 que é dirigida a subunidades alfa e beta da bomba de prótons e um antígeno se direcionaria a resposta auto imune desencadeada.
Foram encontrados auto anticorpos contra fator intrínseco no suco gástrico e no soro de pacientes que sofrem dessa doença, mas não se conhece ainda o exato mecanismo de como se gera a doença a partir desses auto anticorpos.
Esse tipo de gastrite causa a diminuição de células parietais e consequentemente diminui a produção de fatores que prejudicam a absorção da cobalamina, ocasionando deficiência de vitamina B 12 e favorecendo o aparecimento de anemia perniciosa no indivíduo, sendo portanto isso uma consequência desse tipo de gastrite.
Sintomas Da Doença
Para diagnosticar a gastrite auto imune pode ser difícil no início, pois algumas não apresentam nenhuma sintomatologia, não levando a pessoa ao médico ou não havendo investigação para tal distúrbio. Algumas vezes pode haver sintomas que não são específicos como o aparecimento de náuseas, dor no estômago, azia e vômitos.
Outros sintomas que podem ser mais específicos da doença são o aparecimento de anemia por deficiência de ferro, fraqueza muscular, deficiência de vitamina B12, alteração do humor, memória prejudicada, dentre outros.
Tratamento
Para realizar o correto tratamento deve ser primeiro consultado o médico, para poder realizar o diagnóstico correto e avaliação. O tratamento pode ser feito com o uso de corticoides e uso de protetores gástricos para aliviar os sintomas do momento.