Diversas são as doenças que tem acometido muitas pessoas nos dias de hoje e vários são os fatores desencadeantes dessas doenças, como predisposição genética ou alguma mal formação congênita, mas os principais fatores desencadeantes tem tido muita relação com os hábitos e estilo de vida das pessoas na modernidade. Portanto, a forma de se alimentar, o modo que se movimentam, a forma como se sobrecarregam em seus trabalhos gerando estresse tem tido imensa relação com doenças perigosas como câncer e acidente vascular cerebral e doenças que causam grande desconforto e que podem até mesmo ser doenças que contribuem para desenvolver as doenças mais graves, como é o caso da gastrite crônica.
A gastrite consiste em uma inflamação do revestimento interno do estômago e essa inflamação pode gerar alguns sintomas como o desconforto gástrico e a pessoa relata sentir certa queimação na parte superior do abdômen. São diversos os fatores que podem levar uma pessoa a ter a gastrite, dentre eles está a gastrite desencadeada por estresse, ou a gastrite desencadeada por medicamentos, ou por alimentos (como ingestão excessiva de café ou se alimentar de modo muito rápido). Ingestão excessiva de bebidas alcoólicas e o fato de fumar também pode contribuir para o aparecimento dessa doença, assim como instalação de uma infecção por bactérias, como a bactéria H. pylori.
Doenças Que Podem Aparecer Devido a Instalação De Uma Gastrite Crônica
Uma das principais causas de uma gastrite crônica é por instalação de infecção bacteriana e quando essa ocorre há uma grande chance do indivíduo vir a desenvolver uma úlcera no local. Não é apenas úlcera que uma gastrite crônica pode levar, mas também pode contribuir para doenças ainda mais graves como a instalação de um adenocarcionoma gástrico. A maioria dos pesquisadores associam muito a bactéria a instalação de úlcera por o H. pylori diminuir a defesa que a mucosa de nosso estômago possui e ao diminuir defesa o processo ulcerativo é facilitado. Os fatores que mais contribuem para a instalação do H. pylori, que causa a gastrite crônica e consequentemente a ulceração, são fatores como idade (até os cinco anos a chance de adquirir a bactéria é maior), a etnia branca e pessoas de nível socioeconômico mais baixo, pessoas que fumam e bebem muito bebidas alcoólicas tendem a ter maior risco para se infectar. A infecção ocorre por via oral, já que a regurgitação de suco gástrico pode vir a contaminar a boca, via fecal oral, ou por iatrogênica, onde há infecção através de uso de endoscópio.
Tratamento
O tratamento da gastrite crônica irá depender muito do que está causando essa inflamação da mucosa. Se for detectado através de exames que a causa é por infecção de H. pylori (que é a maior causa de gastrite crônica que gera úlceras) o tratamento é direcionado para a erradicação desses agentes. Para isso utiliza antimicrobianos como amoxicilina, claritromicina, furazolida, cloridrato de tetraciclina por um tempo de 7 dias, geralmente. Tem sido relatado tratamento alternativo como uso de antioxidantes como uso de vitamina c que auxilia na recuperação.