Podemos observar que hoje em dia a preocupação com a saúde tem sido frequente entre a população, nos referimos até mesmo a população de hoje em dia como a geração saúde. Esse fato se deve, em partes, a facilidade de acesso a informações relacionadas a qualidade de vida e bem estar e acesso a informações sobre fatores que são risco para desenvolver muitas doenças que tem sido marcantes e frequentes em nossa sociedade. Uma das doenças que tem preocupado muitas pessoas é o câncer, difícil vermos uma família nos dias atuais que não tenha histórico de algum tipo de câncer em um de seus parentes. Hoje vamos tratar um pouco mais sobre o câncer de colo de útero.
Qual A Frequência do Câncer de Colo de Útero na População?
O câncer de colo de útero tem chamado a atenção do sistema de saúde devido ser o terceiro tumor mais frequente entre as mulheres e está na quarta posição de causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. A maioria do diagnóstico de câncer de colo de útero é feita quando o câncer já está na fase mais avançada, por isso é importante realizar condutas que visem a prevenção desse tipo de câncer.
Como Prevenir Câncer de Colo de útero?
Esse tipo de câncer é causado por infecção de alguns tipos do vírus do Papiloma Humano. Há vários tipos de vírus do HPV, mas alguns que tem maior chance de ser oncogênico e por isso deve ser combatido. Para prevenção, hoje em dia, foi implantada a vacinação que é liberada de graça pelo ministério da saúde para meninas de 9 a 14 anos e para meninos de 11 a 14 anos. Essa vacina protege contra 4 tipos de vírus do HPV que são mais circulantes em nosso país e causam câncer.
Outro modo de prevenção é a realização do exame citopatológico do colo do útero que ajuda a detectar quando há lesões que podem gerar o câncer. Por dados epidemiológicos o ministério da saúde preconiza que mulheres acima de 25 anos e até 64 anos realizem esse exame, que é mais conhecido como “exame preventivo” ou Papanicolau. O exame é realizado anualmente, mas se caso o resultado de dois exames consecutivos não indique alteração patológica no colo do útero então esse pode passar a ser realizado a cada três anos.
Casos de Câncer de Colo de Útero com Metástase
Uma das maneiras de estadiar o câncer de colo é verificando a presença ou não de metástases para outros órgãos. A metástase pode ser para linfonodos regionais ou pode ser de metástase à distância. Para verificar esse estadiamento deve ser realizado a biópsia, o exame ginecológico bimanual, tomografia de pelve ou ressonância magnética de perlve.
Como é Realizado O Tratamento
O tratamento do câncer de colo de útero vai depender de qual estádio a pessoa se encontra. Quando for para os estádios menores e é descoberto precocemente pode ser realizado a histerectomia radical, radioterapia, quimioterapia e traquelectomia radical. Para estádio mais avançados é feito a quimioterapia e radioterapia e nos casos de metástases e recidiva o tratamento é desafiador e exige uma equipe multidisciplinar.