Úlcera Alimentos Permitidos

A ulcera é uma das doenças que mais afetam em grande escala a saúde do povo brasileiro. Por isso, diversos tipos de estudos são realizados para que haja o combate a ela, bem como a prevenção e uma melhoria na condição de vida de pessoas que são portadoras da mesma.

O Que É A Ulcera

A ulcera é uma ferida derivada de uma possível inflamação que pode ocorrer no tecido que reveste de forma direta todo o estomago. Pode também ter relação com a presença de uma bactéria que aparece no estomago. Essa bactéria se chama H. Pilory.

Ao se apresentar no corpo do paciente, ela acaba causando grande desconforto para o mesmo, já que as dores no estomago são quase que diárias, incluindo muitas vezes a presença de náuseas e vômitos.  Esses sintomas são percebidos pelo individuo muitas vezes após as refeições serem realizadas, como almoço e jantar. Apesar de ser uma doença que se ativa nos seus sintomas por meio de dores e desconfortos, muitas vezes a pessoa pode desenvolver essa inflamação sem que sintomas sejam sentidos.

Ao não sentir a presença de nenhum tipo de sintomas, a doença pode acabar se alastrando pela maior parte do estomago do paciente, fazendo com que quando descoberta, a doença já tenha se elevado num estado onde a recuperação e o tratamento da mesma será muito mais demorado, do que quando comparado a ulcera descoberta inicialmente.

Quando descoberta em sua fase inicial, a ulcera pode não apresentar sintomas tão fortes, e não afeta a saúde do individuo de forma tão árdua, podendo ser tratada com o uso de medicamentos diversos. Os medicamentos para o combate da ulcera devem ser tomados diariamente, até que os sintomas desaparecem de vez, e que o médico responsável pelo tratamento dê alta para o paciente.

Os medicamentos que são utilizados no combate dessa doença, são em muitas vezes classificados com antiácidos, e tem sua função principal mantida no quesito de fazer com que os sucos gástricos presente no sistema digestivo do paciente, não entre em contato com a ferida exposta, que causa o aparecimento e crescimento da ulcera.

Os Principais Sintomas da Ulcera

Como a ulcera atinge de forma direta todo o tecido estomacal, os sintomas de quem sofre dessa doença são também relacionados a essa parte do corpo, já que os vômitos, mal-estar e náuseas são sempre constantes. Algumas pessoas acabam sofrendo de dores de cabeça e enxaquecas.

Mulher Com Dor de Cabeça

Mulher Com Dor de Cabeça

Quais São As Principais Causas Do Aparecimento De Gastrite

Por se tratar de uma doença que enfraquece o tecido que reveste o estomago, a partir dos próprios líquidos gástricos produzidos pelo mesmo, as principais causas do aparecimento de ulcera no individuo podem ser derivadas de fatores genéticos que acabam influenciando o estomago a ter um tecido que reveste o órgão, mais fraco ou uma produção maior e mais forte dos gases estomacais.

O constante uso de medicamentos pode também contribuir para que a ulcera se desenvolva no estomago das pessoas. As bebidas alcoólicas também são prejudiciais para o estomago, por conter em sua composição substâncias que atingem de forma negativa o funcionamento do mesmo.

O estresse é uma das principais causas também no aparecimento e agravamento da situação, já que o sistema nervoso tem relação direta com o sistema digestivo, e pessoas que já são portadoras de ulcera podem acabar tendo seus sintomas mais agravados e de forma mais intensa em períodos onde o estresse da mesma se encontra em um nível elevado.

A má alimentação pode ser também um causa direta do aparecimento de feridas que atingem o tecido gástrico. Por isso, os alimentos que forem recomendados pelos médicos, devem ser consumidos de forma direta e regular, para que os sintomas da úlcera não atrapalhem o dia-a-dia das pessoas que acabam sofrendo dessa doença.

A partir do momento do diagnostico da doença, pessoas que ainda continuam se alimentando de forma errônea, com alimentos que tem m sua composição altas taxas de gorduras, que tem a quantidade de açúcar elevada, ou até mesmo alimentos que podem ser classificados como irritativos para o estomago, como pimenta e abacaxi, essas pessoas podem sofrer graves consequências, que podem derivar desde o aumento da quantidade de sintomas, bem quanto a intensidade ou até mesmo, dificultar ou impossibilitar o tratamento.

Geralmente, quando há um diagnóstico concreto e pronto, o médico responsável pelo tratamento da doença, irá passar instruções que irã ajudar a aliviar os sintomas da doença e desacelerar o seu espalhamento no órgão. Por isso, é importante que o diagnóstico seja feito por um bom médico especialista, para que não haja erros, e que tudo possa se sair bem, no desenvolvimento do tratamento e na recuperação do mesmo.

Dessa forma, se seguido todos os passos corretamente, dentro das indicações médicas, as chances de que a úlcera seja revertida, mais rápida pode aumentar consideravelmente. Por isso, os alimentos que devem ser consumidos são geralmente indicados por especialistas.

Quais São Os Principais Alimentos Que Pessoas Com Ulcera Devem Comer

Os alimentos indicados por especialistas para que pessoas com ulcera se alimentem são geralmente derivados de legumes e frutas, onde a porcentagem de gordura é baixa e a acidez também.

Os Principais Alimentos Recomendados Pelos Médicos Especialistas São:

Mel: O mel é um dos mais recomendados alimentos para pessoas que sofrem dessa doença. Pois uma de suas principais propriedades é a presença de glicose em sua composição, pois a enzima que ataca as bactérias que são desenvolvidas no processo de aumento da ulcera. Geralmente, os médicos recomendam eu o mel seja consumido juntamente com outros tipos de alimentos que são benéficos ao combate da ulcera, como bananas e queijos, por exemplo.

Mel

Mel

Coco: O coco é um alimento que é considerado antibacteriano, o que é de grande ajuda ao combate da aceleração da proliferação das bactérias. Por isso, os médicos acabam tornando desse, um dos grandes alimentos recomendados em dietas que são direcionadas ao combate do desenvolvimento de ulcera nos estômagos de seus pacientes.

Côco

Coco

Esse alimento pode ser consumido de diversas formas, sem que seus recursos vitamínicos sejam perdidos no processo de criação dos alimentos.

Chás: Os chás mais indicados para o combate a ulcera, são os chás que não são considerados tão ácidos. Os chás menos recomendados são os chás chamados de pretos ou aqueles que a porcentagem de cafeína em sua composição é altamente baixa.

Os melhores chás para esse tipo de situação são os chás de camomila e principalmente os de erva verde.

Carnes: Para o combate a ulcera, os melhores tipos de carne para consumo são as carnes consideradas mais magras, já que o estomago terá mais dificuldade de digerir essas substâncias que são consideradas maléficas para o mesmo. Em casos onde a intensidade da ulcera no organismo do paciente se apresenta de forma mais intensa, a recomendação médica, pode ser muitas vezes para que o paciente acabe não consumindo a mesma, já que com a dificuldade para que o organismo possa dirigir a carne, muitas vezes a ulcera pode acabar piorando. Dentre todos os tipos de carne disponíveis no mercado, as carnes que não tem gordura, como as de peixe são bastante recomendadas.

Queijo Branco: Os queijos também devem ser evitados, mas já que algumas pessoas muitas vezes não abrem mão desse alimento, o queijo que apresenta uma menor taxa de gordura é o mais indicado para o consumo, nessas situações.

Queijo Branco Com um Pedaço Cortado

Queijo Branco Com um Pedaço Cortado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *