Hérnia de Disco: Como Surge, Sintomas e Tratamento

Muitos pacientes com dores nas costas, nas pernas ou fraqueza dos músculos dos membros inferiores são diagnosticadas com uma hérnia de disco. Quando uma hérnia de disco surge no corpo seja de um homem ou de uma mulher, a almofada que fica entre as vértebras da coluna é empurrada para fora da sua posição normal. Um disco herniado não seria um problema se não fosse pelos nervos da coluna vertebral, que estão muito perto da borda destes discos intervertebrais e por isso, surgem muitas dores.

Confira As Dicas

Confira As Dicas

O disco vertebral é uma almofada macia que fica entre cada vértebra da coluna vertebral. Este disco torna-se mais rígido com o avanço da idade. Em uma pessoa jovem o disco é macio e elástico, mas assim como muitas outras partes do corpo, vai gradualmente perdendo a sua elasticidade e ficando mais vulnerável à lesões. Na verdade, mesmo em indivíduos jovens como 30 anos, exames de ressonância magnética mostram uma de deterioração disco em cerca de 30% das pessoas.

O Que Acontece No Corpo Com A Hérnia de Disco

Como o disco vertebral se torna menos elástico com o avanço da idade ele pode romper. Quando há a ruptura, uma parte do disco vertebral é empurrada para fora do seu limite normal e isso é chamado de uma hérnia de disco. Há normalmente um pouco de espaço ao redor da medula espinhal e nervos espinhais. Mas, se a hérnia de disco é empurrada para fora do lugar estas estruturas podem ser comprimidas.

O Que Causa Os Sintomas de Uma Hérnia de Disco

Quando há a ruptura da hérnia de disco e esta é empurra para fora. Os nervos podem estar sendo comprimidos, pressionados por falta de espaço. A hérnia de disco pode ocorrer sem aviso e a qualquer momento, com uma queda ou um acidente de carro em que haja uma pancada ou pode ocorrer gradualmente com o esforço repetitivo da coluna vertebral.

Muitas vezes as pessoas que sofrem de uma hérnia de disco já estão há um tempo com um problema chamado de estenose espinal, uma doença que causa o estreitamento do espaço ao redor da medula espinhal e dos nervos espinhais. Quando um disco herniado ocorre, o espaço para os nervos é ainda mais reduzido acontece a irritação do nervo.

Saiba Mais

Saiba Mais

Os Sintomas de Uma Hérnia de Disco

Quando a medula espinhal ou nervos são comprimidos eles não funcionam corretamente. Isto significa que sinais anormais podem ser passados a partir dos nervos ou eles podem não ser transmitidos. Os sintomas mais comuns de uma hérnia de disco incluem:

Dor semelhante a um choque elétrico – Tal dor intensa acontece porque a pressão sob o nervo causa sensações anormais, geralmente sentidas desta forma. Quando a compressão ocorre na região cervical(pescoço), os choques podem ocorrer embaixo dos braços. Quando a compressão é na região lombar, os choques ocorrem nas pernas e ambos podem ser intensos ou fracos, mas incomodam bastante.

Formigamento e dormência – Pacientes frequentemente relatam aos médicos que sentem formigamento e dormência. Estes sintomas podem ser sentidos em pernas, braços e costas.

Fraqueza muscular – Devido à irritação do nervo, os sinais de movimento vindos do cérebro para ordenar o movimento podem ser interrompidos causando a fraqueza muscular, uma resposta mais lenta a uma ordem de levantar a perna ou abaixar. A irritação do nervo também pode ser testada através da análise dos reflexos.

Problemas intestino ou bexiga – Estes sintomas são muito importantes porque podem ser um sinal de síndrome da cauda eqüina, uma condição resultante de uma hérnia de disco em estágio mais crítico. Esta é uma emergência médica e ao sentir tais sintomas o ideal é procurar um médico imediatamente. O paciente deve observar se possui problemas para urinar, evacuar ou se você tiver dormência em torno de seus órgãos genitais.

Todos estes sintomas são devido à irritação do nervo da hérnia de disco ao interferir com a via pela qual os sinais são enviados a partir do seu cérebro para a coluna.

Diagnóstico de Uma Hérnia de Disco

A maioria das vezes, o médico pode fazer o diagnóstico de uma hérnia de disco pelo exame físico. Há o teste de reflexos e força muscular. Uma ressonância magnética é comumente recomendada para ajudar a fazer o diagnóstico de uma hérnia de disco mais preciso. É muito importante que os pacientes entendem que a ressonância magnética é apenas útil quando usado em conjunto com os resultados do exame.

É normal para uma ressonância magnética da coluna lombar apresentar anomalias especialmente com o avanço da idade. Pacientes com 20 anos podem começar a ter sinais de desgaste do disco e do mesmo jeito que seria esperado ser visto em ressonância magnética de pacientes com seus 40 e 50 anos. Esta é a razão pela qual seu médico não pode estar preocupado com alguns resultados sem fazer um teste em consultório antes.

Tratamento de Uma Hérnia de Disco

O tratamento de uma hérnia de disco envolve diversos fatores a serem levados em consideração como os sintomas apresentados pelo paciente, a idade do paciente, o nível de atividade do paciente e a presença de sintomas de agravamento. Na maioria das vezes, os tratamentos de uma hérnia de disco começam simples e tornam-se mais agressivos se os sintomas persistirem.

Após o diagnóstico de uma hérnia de disco, o tratamento geralmente começa com descanso e modificação de rotina de atividades. O primeiro tratamento indicado pelo médico é descansar e evitar atividades que agravem os sintomas. É importante para que a hérnia não evolua e problemas não reversíveis surjam no futuro, bem como dores mais intensas.

Para as dores, pode ser recomendado a aplicação de bolsas térmicas quentes ou gelo para aliviar os sintomas. Aplicações de gelo e calor podem ajudar a aliviar o espasmo muscular e alívio da dor de forma significativa.

A fisioterapia e exercícios de estabilização lombar não afetam diretamente a hérnia de disco mas podem estabilizar os músculos da coluna lombar. Tal tratamento tem mostrado um efeito positivo nos pacientes ao diminuir a carga de peso do disco e das vértebras. Deixando os músculos mais fortes e equilibrados, eles vão ajudar a controlar a coluna lombar e minimizar o risco ou lesão dos nervos e do disco. O uso de medicamentos anti-inflamatórios pode ajudar nas dores também. Ao reduzir a inflamação, esses medicamentos podem aliviar a pressão sobre os nervos comprimidos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • sinto dores fortes no pescoço nos musculos laterais semelhante a uma dor de cabeça e formigamento como se fosse uma câimbra nos membros do meu lado direito e nas costas o que eu faço para saber se isso que eu sinto e uma hernia de disco?

    fabio 27 de Março de 2014 16:09

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *