Hipótese Levantada
Há uma hipótese levantada por alguns estudiosos e que já rendeu até um livro, de que as origens das doenças nos bebês teriam seu início ainda dentro do útero materno na gestação da mulher. Várias pesquisas foram realizadas para comprovar essa tese.
No entanto, para alguns cientistas à exposição a determinados produtos químicos associados à uma alimentação saudável e balanceada que é feita por algumas mulheres grávidas é que poderiam ser responsáveis pela saúde ou pelos problemas físicos e mentais apresentados pelas crianças recém-nascidas.
Objetivo do Estudo Científico
Esse estudo teve como principal objetivo proporcionar aos especialistas a capacidade de orientar melhor suas pacientes grávidas, e detectar antes do nascimento bebês que poderiam apresentar algum tipo de complicação em sua saúde, ainda no útero materno.
Essas pesquisas são importantes também na orientação de algumas mães, principalmente na primeira gestação,que é um período em que há muitas dúvidas nas mulheres.
Descobertas dos Pesquisadores
Algumas descobertas feitas pelos pesquisadores sugerem que o ambiente uterino, pode ser capaz de desempenhar um importante papel na questão da diabetes, pois foi verificado que os bebês que nasceram de mulheres que apresentavam o problema de obesidade, fizeram uso de insulina com uma eficácia menor do que os que nasceram de mães que tinham feito a cirurgia bariátrica antes de ficarem grávidas.
Pesquisa Antiga
Noa no de 1980, um cientistas inglês chamado Barker, relacionou a subnutrição em gestantes que teria como consequência o aumento de risco de diabetes e doenças cardíacas nos seus filhos. Na época, suas hipóteses foram rejeitadas, porém atualmente muitos pesquisadores se juntaram a ele para defender essa tese.
Para muitos, os estudos de Barker sobre os mecanismos da gestação na mulher e os efeitos decorrentes dela são de extrema importância, para evitar possíveis problemas futuros nos recém-nascidos.
Mulheres Grávidas
Muitas mulheres grávidas consideram que seus maiores críticos, sobre como manter uma gestação normal e sem problemas para os filhos são as outras mulheres que costumam através de opiniões sobre determinados assuntos relacionados à gravidez, às vezes infundadas, promover um estado de ansiedade muito grande nas gestantes.
Por isso, é necessário sempre procurar um especialista para esclarecer as dúvidas e não deixar-se levar por notícias da mídia, ou pela última novidade que foi postada em algum site da internet. Segundo algumas mulheres, o período da gravidez é o que elas são mais bombardeadas com informações e notícias sobre como gerar um bebê de maneira saudável, quais as preocupações que precisam ter e que providências devem tomar.
Como essas situações são difíceis de evitar, o melhor remédio é manter-se informada para ter uma gravidez tranquila e sem ansiedade, para que a mulher possa gerar seu filho com saúde física e mental.
Salete Dias