Icterícia

É um síndrome ocasionada por diferentes fatores e que se caracteriza pelo amarelamento da pele e das mucosas através do acúmulo de bilirrubina, a que os médicos chamam de hiperbilirrubinemia e apresenta como principais causas de aumento das taxas de bilirrubina a obstrução do sistema biliar, uma falha no sistema de funcionamento dos hepatócitos ou ainda a destruição das hemácias a partir da hemoglobina, num processo conhecido por hemólise.

Devemos nos atentar para o fato de que além destes distúrbios acima citados, outro fator que pode causar o amarelamento da pele é a hepatite, que como todos devem saber é uma doença fatal, caso não seja tratada.

Bilirrubina

É o resultado principal do metabolismo da hemoglobina. São provenientes principalmente da destruição dos eritrócitos, das hemácias mais antigas e cerca de 15% proveniente de fontes do fígado, partes são retiradas de hemácias defeituosas a partir da medula óssea e dos citocromos.

A formação da bilirrubina consiste num processo químico de nosso organismo que passa pelo baço, sendo destituída através da hemoglobina, que produz ferro livre e biliverdina, circulando então através do sangue pela albumina.

Icterícia conjugada direta

Doença

Doença

A bilirrubina é o produto da metabolização do fígado. Essa metabolização ocorre de duas maneiras: a direta ou conjugada e a indireta ou não-conjugada. A bilirrubina conjugada é gerada pelo fígado e quando conjugada se torna solúvel em água e pode ser eliminada do organismo através da urina, muito embora o caminho certo para a eliminação seja através da bile, que é jogada ao intestino para se transformar em urobiligeno, que dá a cor característica das fezes.

A caracterização deste tipo de icterícia se dá através da produção de urina da cor de coca-cola ou conhaque, devido ao excesso de bilirrubina no organismo, o intestino não consegue fazer o processamento total da bílis no organismo e retorna a corrente sanguínea, sendo secretada através dos rins.

Icterícia não conjugada ou indireta

Diferente da Icterícia conjugada, a Icterícia não conjugada acontece por diversos tipos de razões, mas a mais comum é quando há uma defasagem da função biliar, através de uma hepatite ou mesmo da cirrose.

Neste tipo de patologia, há o aumento da taxa de sais biliares, produzindo assim a excreção de fezes bastante escuras, com isso, diminuindo ou reduzindo a quase zero a expulsão por meio das vias urinárias.

Icterícia neo natal

Bebes

Bebes

Este tipo de icterícia ocorre apenas em recém nascidos e não causa nenhum espanto, devido a ocorrer em crianças com 1 ou 2 dias de vida e que estão ainda ativando suas funções, como a função hepática e se cura no máximo em 5 dias após o nascimento, tambném é chamada de icterícia fisiológica.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *