A dependência química é um problema de saúde muito grave e não existe no Brasil uma estatística confiável sobre o número de pessoas que sofrem pela dependência química, pois a imensa maioria não procura tratamento e muitos não aceitam. É alarmante o número crescente de jovens, quase crianças que usam drogas, especialmente o crack e de mulheres alcoolatras, e esse fenômeno não acontece somente nas classes mais baixas e nas favelas dos grandes centros urbanos, como muitos podem pensar, esse é um fenômeno que atinge todas as classes sociais, da mais alta a mais baixa, nas grandes e pequenas idades e também está presente na zona rural, enfim, é um problema generalizado em nossa sociedade. Neste artigo vamos falar um pouco sobre a dependência química que se alastra em nosso meio, a também sobre o tratamento gratuito para estes dependentes.
Caracterizando a dependência química
A dependência química é considerada pela OMS uma doença progressiva e crônica, caracterizada pela obsessão mental e pelo uso compulsivo de algum tipo de droga lícita ou ilícita, como por exemplo, cocaína, nicotina, anfetaminas, crack ou álcool, ou seja, substancias psicoativas que causem dependência no usuário. A dependência química é classificada como uma síndrome que hoje é considerada uma pandemia, pois atinge um elevado índice de pessoas e se alastra sem controle, afetando as áreas de saúde, educação e de segurança da comunidade. A Síndrome de Dependência Química é a maior causa de abortos, suicídios, homicídios, lesões corporais, roubos, furtos, latrocínios, entre outras formas de violência. Também é responsável pelo surgimento de enfermidade como cirrose hepática, hepatites, pancreatite, câncer no aparelho respiratório, digestivo, circulatório e na boca, Doenças Sexualmente Transmissíveis, anemias, depressões e muitas outras doenças.
O tratamento da Síndrome de dependência química
O tratamento do dependente químico na teoria é bastante simples, o que não significa que seja fácil. O primeiro passo e talvez um dos mais importante é que o dependente esteja consciente de que está doente e de que necessita de tratamento para se recuperar, estando disposto a enfrentar a dificuldades, se o paciente não tiver esta consciência a recuperação é muito difícil e a recaída é quase certa, por maior que seja a dedicação, o apoio e o cuidado da família e dos amigos, pois a recuperação depende diretamente do desejo real do paciente. Estando o paciente decidido a entrar em tratamento este começa com a abstinência total de qualquer tipo de droga, um período difícil que dura até 15 dias. O período inicial de abstinência do álcool pode ser perigoso e requer supervisão médica constante. O tratamento ainda requer suporte clinico, medicamentoso, psiquiátrico, além de terapias em grupo e outras conforme as necessidade do paciente.
A família do dependente
A Síndrome da dependência química e um problema de saúde grave que afeta não somente o paciente mas toda a sua família e amigos, trazendo conseqüências físicas, psicológicas, emocionais e sociais. Assim como o dependente precisa de tratamento a família di dependente também precisa procurar auxílio para poder se fortalecer e então tentar auxiliar o dependente efetivamente.