Várias doenças sexualmente transmissiveis,atualmente são passiveis de imunização, umas delas é o HPV (Papilomavirus humano), Infecção causada por um grupo de vírus que formam lesões papilares (com se fossem elevações da pele). A infecção pelo HPV é muito comum, e os homens são um importante reservatório do virus sendo os principais responsáveis pela transmissão às suas mulheres. O Ministerio da Saude do Brasil, levantou a discussão de incluir a vacina contra o HPV, nas campanhas nacionais que ele desenvolve, pois em mais de 40 paises, esse procedimento já foi adotado. No nosso pais , só agora essas reflexões foram feitas, no entanto sempre é tempo de evolução cientifica, para o beneficio da humanidade.
Quem deve ser Vacinado
Há uma duvida por parte da autoridades de saude em nosso pais, quanto a população a ser vacinada,se somente mulheres ou se além delas, também os homens. Essa incerteza, se dá em parte, pela discussão do custo-beneficio na imunização apenas em pessoas do sexo feminino, ou em pessoas do sexo masculino. Alguns acreditam que se a vacinação fosse ampliada para os dois sexos,o combate à doença seria mais eficiente, diminuindo sua incidencia nos individuos. O HPV é formado por mais de cem variações viroticas, e sua transmissão se dá exclusivamente por contato sexual. A infecção decorrente da doença é transitoria, ou seja desaparece em pouco tempo, sem deixar maiores sintomas. No entanto, o perigo de se contrair cancer é muito grande, preocupando os especialistas da area de saude, que acreditam que se houver eliminação de grande parte dos tipos que apresentam maior risco, esse procedimento será a primeira etapa para eliminação das doenças relacionadas ao virus HPV. Recentemente no ano de 2006 uma vacina recombinante(varias substancias componentes que se recombinam para produzir um feito mais eficaz) contra o virus, que atua estimulando a formação anticorpos especificos para 4 tipos virais foi liberada, no ano de 2008,houve uma evolução na imunização, levando a fabricação de uma vacina bivalente(bem mais fortes no combate ao HPV,composta de duas substancias altamente eficazes), que consegue proteger o individuo contra os tipos mais graves do virus.
Qualquer doença sexualmente transmissivel deve ser evitada com o uso de preservativos. A vacina é somente uma prevenção que deve ser adotada pelas autoridades da area de saude, para evitar que doenças infecciosas acometam a população. O uso da imunização deve ser tanto para homens quanto para mulheres, levando-se em conta o custo-beneficio, verificando se há provisão da substancia para vacinar toda a populaçao, pois se um parceiro é vacinado e outro não,e eles não tem o habito do uso do preservativo, que já foi provado que é importantissimo no relacionamento sexual, provavelmente vai haver a disseminação do virus, principalmnet em casos de indivuos que se relacionam com diversas pessoas.
Salete Dias