Informações Falsas Sobre o Câncer

Alerta dos Especialistas

Profissionais especializados no estudo e tratamento do câncer, alertam para o fato da divulgação de informações falsas e lendas sobre a doença, que espalham medo e acabam comprometendo o tratamento das pessoas. Alguns deles já chamam essa situação de cancerofobia (Medo do câncer) que com certeza dificulta a prevenção da enfermidade.

Sintomas Variados

Pela variedade dos sintomas apresentados, que se apresentam desde feridas na epiderme, a enchaquecas constantes, frequentemente há e-mails enviados às pessoas, contendo informações sobre produtos, que podem ocasionar a doença, e a lista vai desde água oxigenada, passando por desodorantes roll-on, ondas emitidas por celulares e pela tela do computador, entre outras, sendo que a maioria dessas associações não tem confirmação em nenhuma pesquisa séria sobre o assunto.

Cancerofobia

Essas disseminações de mitos sobre o câncer, segundo os profissionais especializados, geram um comportamento chamado cancerofobia, que pelo medo das pessoas, pode afastar a população dos comportamentos de segurança, que realmente são eficazes na prevenção dos tumores cancerosos. Especialistas em psicologia, afirmam que todo comportamento de fobia,ou seja, um medo exagerado, acaba produzindo um resultado diferente do esperado, sendo que o maior problema da fobia é a questão da irracionalidade, como exemplo, pessoas que pensam que não precisam se cuidarem, já que tudo provoca a doença. Um efeito colateral, resultante dessas mentiras sobre o tumor maligno, é que esse excesso de informações, acabam fazendo as pessoas não se preocuparem com o que de fato é verdade, ou científico. Os profissionais informam que as orientações adequadas, e que devem ser levadas em consideração, são táticas como evitar o tabagismo e adotar um alimentação à base de legumes e frutas, já comprovadas como hábitos que funcionam na prevenção contra o câncer.

Pesquisas Antigas

Pesquisas antigas realizads pela Fundação Oswaldo Cruz, já encontrou tendência àcancerofobia desde o ano de 1940, atravé de levantamentos feitos por propagandas na época. Nesse tempo os profissionais de saúde já tinham, detectado a necessidade de desmentir os boatos sobre os tumores malignos. Segundo pesquisadores,as pessoas leigas acreditavam que o câncer era contagioso, e ainda havia os curandeiros, que davam trabalho às autoridades, para coibirem os tratamentos não científicos que eles apregoavam como sendo infalíveis no tratamento da enfermidade.

Várias Nomenclaturas

Segundo psicólogos, possíveis explicações para o tumor maligno ainda continuar sendo passível de informações inverídicas, durante tanto tempo, talvez seja pelo nome câncer ser bastante genérico,sendo utilizado para várias doenças, com manifestações diversas. Um exemplo é o câncer de mama e de próstata, enquanto o primeiro só atinge as mulheres, e a prevenão é feita pelo autoexame e mamografia, o segundo atinge os homens, e é prevenido com consultas ao urologista e exames de toque. Além disso, a doença é bastante diversificada na sua sintomatologia, com pesquisas sendo feitas com descobertas diárias, favorecendo ao aparecimento de falsas verdades.

Como Obter Informações Úteis

A enfermiddae exige cuidados, e a internet é um boa maneira de adquirir informações sobre o problema, no entanto, é necessário separar o que é certo do que é errado. Os médicos devem estar preparados para tirarem dúvidas quando estiverem online,no entanto, é necessário que os indivíduos, verifiquem a veracidade das informações contidas nos sites. Especialistas orientam às pessoas sempre procurarem a fonte da informação do que estão lendo;se foi um instituto, universidade ou centro médico, por exemplo, Outro aspecto importante é checar sempre o autor das pesquisas, através do currículo disponível na internet, ou procurar os respectivos conselhos profissionais. No entanto, em caso de dúvida, o ideal é sempre procurar um profissional especializado em oncologia, para obter às informações necessárias à prevenção ou tratamento do câncer,se for o caso.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *