Reação dos Pais
Para lidar com as crise de raiva que a maioria das crianças costumam apresentar, vai depender muito de como os responsáveis vão encarar essa situação, já que suas reações à crise infantil, é que vai determinar se haverá repetição do comportamento ou não.
Sensação de Vergonha
Quando há uma crise de raiva da criança em local público, o primeiro sentimento que os responsáveis sentem é de vergonha, já que o comportamento chama a atenção dos outros, porém esse sentimento não vai ajudar na solução do problema. Especialistas esclarecem que a raiva infantil é consequência de um desejo que ela teve,e que não foi atendido. Os bebês já apresentam esse padrão de comportamento, quando querem mamar, quando apresentam alguma sensação como frio, ou ainda quando desejam algum brinquedo.
Nessa época, já é possível ensinar que é necessário esperar para que suas necessidades sejam atendidas, assim quando a criança for contrariada,será mais tolerante à frustação. O tempo para o aprendizado é uma questão fundamental, pois cabe aos pais educar seus filhos gradativamente, para que as crianças se adaptem às suas realidades.
Procedimento dos Responsáveis
De acordo com psicólogos, a agressividade que a criança apresenta, com atitudes como gritar ou se jogar no chão,pode vir de um modelo,seja em casa dos próprios pais,ou até mesmo de um amigo dela. É a partir da reação dos responsáveis a essa situação, que a criança vai repetir ou não o comportamento, pois quando ela nota que seu desejo foi atendido depois da crise, aprende que basta repetí-la para conseguir o que deseja.
Se os pais cederam às crises infantis, correm o risco de formarem adultos que não saibam lidar com suas frustrações. No momento da raiva, os pais devem sair de perto dos filhos, mantendo uma distância segura deles, e ao se acalmarem devem falar com eles de maneira firme, mas não muito alto, dialogando com paciência, informando à criança que eles perceberam que ela ficou com raiva, e pedindo que ela se tranquilize para que possam entendê-la.
Porém, se a raiva infantil ameaçar a integridade física de outras pesoas, ou dela própria, os pais devem contê-la fisicamente, o que não significa de maneira nenhuma bater nela. As crises de raiva sempre tem algum motivo, que pode ser uma injustiça, uma pedido que não foi atendido,ou até uma sensação de vergonha ou mal-estar.
Orientações dos Pais
Especialistas orientam que as crianças necessitam de uma boa educação, para serem orientadas sobre qual caminho seguirem. Os pais não devem ignorar a crise de raiva infantil,pelo contrário, deve tentar entender porque ela aconteceu, pois talvez alguma promessa feita a elas não tenha sido cumprida, pela desatenção ou falta de tempo dos responsáveis.
O objetivo desse comportamento é mostrar aos pais que a criança está com raiva,e quando eles compreendem essa situação, com certeza esse sentimento vai desaparecer.
Salete Dias