Suar é normal, e muitas vezes ele traz um certo incômodo. Mas, para muitas pessoas isso chega a ser bem mais do que somente um incômodo, e acaba se tornando uma situação crônica, causando um excesso de suor.
E para controlar essa situação, para diminuir os desconfortos que eles trazem existem alguns tratamentos, um deles é iontoforese. Só quem sofre com o excesso de suor é que sabe o quanto é difícil conviver com o problema, sintomas como estar constantemente com as mãos úmidas, sentir sempre os pés molhados, mesmo quando descalços, e se tornando pior com sapatos mais fechados, suor excessivo nas axilas, nas virilhas, transpiração excessiva e constante, com uma piora em dias mais quentes de verão, causando um desconforto maior ainda para a pessoa.
Assim essas pessoas necessitam de uma forma de intervir nessa alteração, para causar menos desconforto possível para o dia a dia delas, e para se ter uma vida mais normal. A terapia com a iontoforese é uma maneira muito satisfatória no tratamento do suor excessivo. Muitas pessoas que passaram ou ainda continuam no tratamento com inotoforese, relatam uma melhora significativa do excesso de suor. A terapia é feita com o uso de um aparelho , através da transmissão de correntes elétricas, que introduz nos tecidos, radicais químicos, causando uma repulsão e atração na membrana, porém, o tratamento com a corrente elétrica da iontoforese não agride o organismo, e também não requer uso de medicamentos ou até mesmo cirurgias.
O tratamento acontece em sessões, e seus efeitos são observados a cada uma delas, porém o resultado final irá depender de todo o tratamento. O início do tratamento, as sessões são diárias, e devem ser no período de 10 a 15 minutos por sessão/ dia. Geralmente, o tratamento ocorre no prazo de 5 a 20 dias, e devem ser diários e consecutivos as sessões para obter um resultado completo e satisfatório. Esse período já pode ser observado uma melhora significativa, em pessoas que sofrem de suor excessivo porém menos severos. Além disso, o tratamento pode ser mais espaçado após os 20 dias consecutivos, sendo que as sessões antes diárias, passam a ser administradas 2 vezes por semana, e caso seja possível, para uma sessão apenas. O abandono do tratamento sem a sua finalização não obtém nenhum resultado.
O tratamento com a iontoforese para excesso de suor é recomendado que seja feito através de corrente pulsada para pacientes de peles mais sensíveis e até mesmo crianças. Pois elas evitam alguns desconfortos que podem ocorrer, como irritação da pele vermelhidão, coceira ou dor local. Mas existem pessoas que devem ser tratada através da corrente continua, pois só assim poderá obter melhores resultados no tratamento de iontoforese de suor excessivo.