Terapia Integrativa

É claro que o ideal seria ter um ser inabalável que permanecesse imune aos estímulos, digamos assim, do mundo exterior. Contentar-se com o espetáculo do mundo e manter-se inteiro, ainda que o mundo a nossa volta seja caótico.

Integrativa

Integrativa

Assim, pouco importaria a rotina muitas vezes extenuante do dia a dia, as chateações aqui e ali, as incertezas, os medos e por aí vai.

Mas, não é bem assim, não é mesmo? Todos os dias somos influenciados quase que instantaneamente pelas situações que se apresentam em nossas vidas.

Por isso, é importante em algum momento parar e rever alguns pontos, entender algumas situações que nos deixam ou que podem vir a nos deixar abatidos e até mesmo doentes.

Terapia

Terapia

Na verdade, o ideal é tomar essa atitude o mais rápido possível, pois é sempre mais fácil lidar com o que incomoda desde o início.

A compreensão e reflexão muitas vezes nos ajuda a mudar atitudes recorrentes e pouco saudáveis, o que consequentemente melhora, e muito, nossa qualidade de vida.

Entretanto você não precisa fazer essa busca sozinho, afinal há uma série de terapias que trabalham justamente no sentido de nos auxiliar a ver e rever posturas, perceber e mudar padrões de comportamento que causam nosso desequilíbrio emocional.

Terapia Integrativa

Terapia Integrativa

Um bom exemplo disso é a terapia integrativa que, como o próprio nome diz, aborda o indivíduo na íntegra, como um todo, abrangendo-o nos seus diferentes aspectos.

Desse modo, essa abordagem atua em diferentes áreas da vida e da personalidade do paciente, em seus aspectos afetivo, cognitivo, comportamental, etc.

E, mais que isso, pois não é direcionada apenas no nível pessoal, estendendo-se para o nível transpessoal, quer dizer, não apenas o paciente em si é avaliado, mas as próprias situações que o cercam em seu meio.

Por isso, essa terapia faz jus ao nome, pois atua em diferentes níveis, recuperando fragmentos captados em situações diversas de modo a recompor o indivíduo seja num plano emocional, seja num nível mais fisiológico, resultando numa personalidade mais coesa.

Um ponto a ser destacado é que a terapia integrativa pode ser adotada no tratamento individual, como também para grupos, como em terapia familiar, por exemplo.

Mesmo porque, o fato de ter essa perspectiva ampla, faz com que muitas vezes a terapia integrativa suscite que a própria família participe do tratamento de um paciente, ainda que ele seja individual.

Seja como for, o mais importante é saber que você pode e deve procurar ajuda, esteja você procurando restabelecer seu equilíbrio ou simplesmente buscando autoconhecimento. Afinal, quem disse que para fazer terapia é preciso estar doente?

Caso tenha dúvidas, converse com um profissional a respeito. E não se esqueça, é claro, de procurar um profissional de confiança e credenciado.

No mais, basta comprometer-se e perceber os benefício da terapia integrativa!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tratamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *