O Mapa da Dengue

Dengue

A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e tem maior incidência nas áreas tropicais e subtropicais. A transmissão desse vírus febril aumento muito nos últimos anos. Porém o boletim da dengue de dois mil e dezessete mostra uma diminuição do número de casos, o que é um grande alivio para o país, de 1.483.623 casos em dois mil e dezesseis para 252.054 casos em dois mil e dezessete, de qualquer forma a doença continua sendo um dos maiores problemas da saúde mundial. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) morrem cerca de vinte mil pessoas no mundo todo em decorrência da dengue.

O vírus tem quatro variações, sendo elas DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Na maioria das vezes o individuo infectado possui os anticorpos necessários para combater o vírus sem que se manifestem nenhum sintoma, outras vezes ele acaba adquirindo a dengue comum, o problema é que se infectado novamente a probabilidade do seu quadro piorar é maior, as possibilidades de dengue são:

Dengue Clássica

Causa dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjoos, vômitos, febre alta, dor de cabeça, manchas na pele que provocam coceira, perca do apetite, é muitas vezes confundida com uma gripe, esses sintomas aparecem depois de três ou quinze dias que foi picado, e somem em cerca de cinco dias.

Dengue Hemorrágica

Esse tipo tem que ser tratado com rapidez, pois pode levar a morte, acontece quando ocorre alterações na coagulação sanguínea, e é mais comum naquelas pessoas que estão sendo infectadas na segunda ou terceira vez. Os sintomas são os mesmo da dengue clássica, com alguns outros como sede excessiva, sangramento no nariz, comportamento mental alterado,  a diferença é que dentro de quatro dias o paciente passa a ter hemorragias internas.

Síndrome do Choque da Dengue

É a forma mais grave da doença, a pessoa afetada pode sofrer sérios problemas  neurológicos, cardiorrespiratórios e insuficiência hepática. Podendo levar a pessoa a óbito rapidamente. Os pacientes que chegam a esse caso além de apresentar os sintomas anteriores estão com palidez, perca de consciência, dor abdominal muito forte, entre outros.

A Transmissão e Prevenção

O mosquito da dengue mede menos de um centímetro, é preto e possui listras brancas em todo o corpo, as horas escolhidas para a transmissão são geralmente durante a parte da manhã ou no final da tarde, não gosta de ficar no sol quente, a picada não doí e nem coça, por isso é quase imperceptível. A fêmea do mosquito carrega o vírus durante sua vida toda, ela deposita seus ovos em locais com água parada, o que faz a proliferação desse animal muito rápida, as larvas ficam na água em torno de uma semana e depois disso já estão aptas para picar e transmitir o vírus. Por isso é extremamente importante não manter água parada em nenhum local, para isso basta seguir dicas simples, como colocar areia nos vasos de plantas, não deixar recipientes parados onde possam tomar chuva e acumular água, sempre manter limpo e seco a área de sua casa. Uma outra prevenção é o uso de repelentes. No Brasil há também uma vacina contra a dengue na rede privada, essa vacina previne contra os quatro tipos de vírus possíveis. Fora a vacina a dengue não tem um remédio para sua cura quando já se contraiu a doença, o que é feito é a aplicação de remédios que combatem todos os sintomas. A dengue clássica tem uma febre que dura em torno de sete dias, porém os outros sintomas podem persistir por mais tempo, o recomendado aqui é repouso e tomar bastante água para manter-se hidratado, pois ela não é fatal. Já nos outros casos deve-se identificar rápido e começar o tratamento junto a médicos especializados.

Mapa da Dengue

O mapa da dengue foi desenvolvido nos Estados Unidos da América, pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (centers for diasease control and prevention – cdc) com o intuito de identificar quais os países tem mais probabilidade de contração da dengue, e assim informar a população das áreas de maior risco. O mapa se torna útil tanto para alertar os moradores para os fatores de risco em sua região como possíveis turistas para aqueles locais.

A partir desse mapa é possível notar que no Brasil e em toda a América Latina, assim como no Sudeste Asiático e em partes da Africa os casos são mais recorrentes.

Nesse link, é possível ver o mapa da dengue brasileiro, esse foi atualizado a ultima vez em dois mil  e treze, e trazia informações dos locais de maiores riscos, no mapa é possível ver partes em verde (satisfatório, poucos casos da doença), amarelo (Alerta, alguns casos), e vermelho (risco, área com muitos casos da doença). Em comparação com os mapas mais antigos é possível ver que diminuiu bastante os casos no país. O site também apresenta outros tipos de mapas, e tabelas com os casos de dengue registrados em alguns anos.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *