O Que Pode Causar Dor de Cabeça?

Felizes das pessoas que já passaram pela vida sem sofrer ao menos uma dor de cabeça! Pena que a maioria dos deres humanos já sofreu com ela, e muito.

A dor de cabeça é bastante comum entre as pessoas e em todas as faixas etárias. Alguns sofrem mais, outros menos, mas enfim é uma dor que atrapalha demais a vida, causando irritação e até mal estar, sendo inclusive necessária uma visita ao médico ou ao pronto-socorro para que se possa interrompê-la.

O grande problema que é que essa dor pode ser ocasionada por diversos fatores e, dentre os mais comuns estão os que seguem logo abaixo:

Causas da Dor de Cabeça

Causas da Dor de Cabeça

O Que Pode Causar Dor de Cabeça

As dores de cabeça estão relacionadas dentre os problemas mais comuns de saúde. Conforme dados médicos selecionados ao redor do mundo, cerca de 40% das pessoas tendem a sofrer ao menos de uma dor forte, desse gênero, durante o ano. As causas do desencadeamento da dor de cabeça podem estar relacionadas a ingestão de alimentos e de álcool, demais problemas de saúde e especialmente situações tensas, pois aproximadamente 90% desses problemas resultam do estresse.

A dor de cabeça não está situada no cérebro. O aspecto dolorido pode alcançar qualquer região da cabeça, desde os músculos, pele, veias, terminações nervosas e dente. Se alcançar as células cerebrais é por não se tratar de uma dor e, sim, de uma enfermidade mais séria.

Curiosidades

Curiosidades

Um diagnóstico preciso deve levar em conta determinadas características da dor, que pode se mostrar latejante, como se fosse uma pontada ou pressão, seu grau de intensidade, a região afetada, duração e frequência. Os tratamentos mais habituais compreendem a utilização de analgésicos, porém, ainda podem ser recomendados outros tipos de terapias, como massagem, meditação, técnicas de relaxamento e ainda o uso da psicoterapia.

Caso as dores venham com outros sintomas, como enjoos, náuseas ou sintomas mais sérios, como a febre, por exemplo, as causas podem demonstrar a existência de tumores ou derrame, por isso, nunca deixe de lado uma consulta médica.

Dor de cabeça acompanhada de febre pode estar ligada a meningite, pescoço rígido e perda de visão são indicativos de trombose.

Causas das Dores de Cabeça

Dor de cabeça com origem tensa – Esse tipo de dor de cabeça chega a atingir 90% das pessoas, porém de forma bastante esporádica, e pode ter sido desencadeada por estresse, noites mal dormidas, e até mesmo pelo fato de não conseguir encontrar a chave do carro ou a carteira, logo pela manhã e, com isso, chegar atrasado ao trabalho. Essa dor atua numa região diferente, é difusa, e se instala mais na testa e alto da cabeça. O consumo excessivo de álcool e de bebidas que contenham a cafeína em sua composição, também podem ocasionar essas dores. Um profissional de saúde pode prescrever um medicamente acertado para ser usado durante essas crises.

Cefaleia: Essa dor é diferente das comuns, pois é caracterizada por uma dor bastante forte que atinge especialmente a área dos olhos, sentido somente num lado da cabeça, e pode durar entre 10 minutos e uma hora, podendo sumir e voltando dias depois. Além disso, essa dor pode permanecer por várias semanas e não até não voltar com frequência.

Ainda não se pode apurar quais as causas do problema, porém, fumo e álcool, e alimentos com conservantes em excesso, estão entre os produtos que devem ser evitados. Mudança brusca de pressão no ar, especialmente em decorrência de viagens de avião, e aumentos exagerados de temperatura também são apontados como possíveis causas.

Durante a dor pode haver corrimento nasal e os olhos podem ficar lacrimejantes. Pessoas que sofrem com esse tipo de dor reclamam dos efeitos dos medicamentos, que quase sempre não retiram a dor com eficiência.

Enxaqueca: Essa dor pode ser classificada dentre as piores, estando presente apenas em um dos lados da cabeça e pode demorar horas para acabar. Em casos isolados até demora dias. As pessoas que sofrem com essa dor de cabeça ficam mais sensíveis a barulhos e à luz.

De acordo com estudos, uma em cada cinco pessoas apresenta alteração de visão e pode ver as coisas mais embaçadas. O tratamento dessa forma de dor é feito com medicamentos de prescrição médica, e compressas frias ou quentes colocadas na região do pescoço também podem auxiliar.

Problemas nos olhos: A cefaleia que se dá nessa área, quase sempre se caracteriza por uma dor suportável em cima dos olhos e ainda na fronte, que se origina depois de intensos esforços visuais. As causas principais são as ametropias (astigmatismo e hipermetropia) não corrigidos através do uso de lentes de contato e óculos. Determinadas formas de enxaquecas podem trazer problemas visuais como embaçamento passageiro, escotomas, que são bolas brilhantes na visão, perda passageira da visualização, dentre outras. Estes problemas são denominados de aura e chegam antes da enxaqueca.

No caso da cefaléia, a mesma pode ser prevenida através da utilização de óculos certos nas horas de esforço visual contínuo. Lembrando que as enxaquecas precisam ser tratadas com a ajuda de um neurologista.

A Sinusite: Essa dor de cabeça ocorre quando surge uma situação de sinusite aguda, causada pela inflamação dos seios contidos na face. Quase sempre a dor ocorre na área onde o seio está inflamado. Se a sinusite vier do seio maxilar, a dor de cabeça estará concentrada mais na maçã do rosto, debaixo da área dos olhos, tanto de um lado quanto do outro, ou ainda nas duas áreas juntas. Em conjunto a dor de cabeça, surgem sintomas nasais, como secreção, entupimento, e ainda uma coriza amarelada ou clara.

Sinusite

Sinusite

Dor originada por toxinas: De acordo com especialistas, cada produto tem uma característica bioquímica, em razão disso a suscetibilidade a certo alimento modifica conforme a pessoa. Há aqueles que apresentam problemas em eliminar toxinas, através da sudorese, pela ação do fígado, fezes ou urina, e por isso, tendem maior suscetibilidade à dor de cabeça.

As toxinas não são abolidas, alterando as estruturas celulares e, com isso, atravessam a barreira cerebral e geram a dor. Os alimentos que possuem a propriedade de causar a enxaqueca têm em sua composição determinadas substâncias que podem causar alterações no diâmetro dos vasos sanguíneos da cabeça, diminuindo-os e depois, aumentando-os. São essas modificações no calibre das veias que causam alterações na visão e as dores de cabeça.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *