Reumatismo: Doença Feminina

As doenças reumáticas são mais de cem doenças que atingem os músculos, ossos e articulações e também às doenças reumáticas que afetam o coração, os rins e o sangue, de todo o vasto universo de doenças apenas gota e a espondiloartrite atingem mais os homens, o restante é mais comum entre as mulheres.

A palavra reumatismo então é especificamente uma doença, mas serve para indicar um conjunto de doenças de origem não traumáticas e quem causam dores crônicas. O termo “reumatismo” não é mais usado pelos médicos, e foi inclusive retirado do dicionário de patologias, porém a população em geral ainda o utiliza.

Causas

Esse tipo de doença não é traumática, ou seja não surgi por um trauma físico, ocorre geralmente quando o sistema imunológico está fraco e acaba falhando, ele vai então atacar o próprio organismo ao invés de defender. Porém ele também ocorre quando há desgaste do tecido ou órgão, algo que acontece naturalmente conforme se avance a idade, inclusive podendo ser uma condição hereditária, porém ele também pode acontecer com pessoas mais jovens.

Sintomas

Apesar das doenças reumáticas terem origens, causas e tratamentos diferentes, os sintomas são parecidos, e por serem doenças crônicas os sintomas só irão aparecer quando ela estiver realmente afetando o organismo. Entre os sintomas mais comuns estão dores nas articulações, dores nos membros, fadiga, febre, dificuldade em realizar movimentos antes considerados fáceis, aumento da temperatura na região inflamada, falta de apetite, falta de força muscular, inchaço.

Diagnóstico e Tratamento

O diagnóstico é feito por um profissional da área de reumatologia, ele irá pedir exames de imagem, analise de sangue e avaliação clinica. Outros médicos também podem diagnosticar, porém o dele será mais preciso e irá resultar num tratamento mais eficaz.

O tratamento vai depender do tipo de doença que acomete a pessoa, mas geralmente ele é feito com a prescrição de medicamentos para o controle da dor e inflamação e fisioterapia, a maioria das doenças reumáticas não tem cura, então o que se faz é tentar amenizar ao máximo a dor. Com a fisioterapia o paciente irá aprender movimentos que irão lhe ajudar a melhorar a flexibilidade das articulações, o que pode facilitar a executar tarefas que ele já não estava conseguindo no seu dia a dia.

A algumas “medidas preventivas” que você pode tomar, como por exemplo incluir na sua alimentação, alimentos que possuam vitamina C (cítricos como laranja, limão, acerola, goiaba, kiwi, morango, brócolis), vitamina D (gemas, laticínios, como queijo, iogurtes, sardinha, bife de figado) e vitamina E (nozes, amendoim, azeite, gérmen de trigo, vegetais de folhas verdes), além de quercetina (maçã, cebola, uva vermelha, brócolis, cerejas) , selênio (castanha-do-pará, cogumelo, trigo, pão, ovo, carne bovina, feijão) e betacaroteno (cenoura, couve, batata-doce, manga, pimentão).

Uma receita para se consumir durante o tratamento de reumatismo é a vitamina de frutas: suco de laranja, com banana e morango, você irá precisar de duas laranjas, uma banana, cerca de três morangos e 100 ml de água, bater tudo no liquidificador e consumir. Morangos e laranjas são ricos em vitamina C, que ajuda a fortalecer os vasos sanguíneos, já a banana é alcalina e ajuda a neutralizar a acidez sanguínea.

Outra receita que é indicada para o tratamento caseiro (esse deve ser combinado com o tratamento indicado pelo especialista) é o chá de centelha asiática: Você irá usar uma colher de folha de centelha asiática e uma xícara de água fervente, adicione as folhas na água tampe e deixe esfriar, tome após coar. A centelha asiática possui propriedades anti-inflamatórias, aumenta a circulação sanguínea, facilita a cicatrização e diminui o inchaço.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *