Tratamento Sem Sequelas
A radioterapia é considerada um dos tratamentos mais eficazes contra o câncer, porém provoca vários efeitos colaterais, como problemas cardíacos,dificuldades respiratórias, além de afetar outras regiões do corpo, em que o tumor não se desenvolveu. Em virtude disso,uma nova técnica,que foi adotada por um centro de referência em tratamento de tumores, está tentando diminuir esses efeitos perigosos a saúde do paciente.Profissionais especializados da área médica, estão tentando ajustar as doses do tratamento radioterápico, para minimizar as sequelas sofridas indivíduo portador de tumor maligno.
Nova Técnica
Desenvolvida em um Centro Oncológico da Nova Zelândia,no ano de 2004, a nova técnica para tratamento contra o câncer chamada de Radioterapia de Intensidade Modulada, foi trazida para o Brasil, e está sendo usada no hospital de referência em tratamento da doença, Hospital A.C Camargo, em São Paulo, que começou a tratar os pacientes com doses personalizadas da radioterapia, ou seja, individualizou o tratamento, observando o tamanho do tumor e área do corpo que foi afetada, bem como a genética do indivíduo, além de outras doenças que o paciente possui. Dentre os tipos de tumores que mais apresentaram benefícios a esse tratamento, estão o câncer de cabeça e pescoço, mama, tumor na região dos órgãos genitais,e tumor em crianças.
Individualização do Tratamento
Tratar a pessoa individualmente, é um objetivo que todas as instituições mundiais, que tratam do câncer querem atingir. Os bons resultados, que foram conseguidos nos pacientes desse hospital de São Paulo, demonstra que essa técnica é mesmo eficiente para cuidar dos enfermos, pois foi comprovado na prática, o que antes era só hipóteses, ou seja, as pessoas que foram tratadas com radioterapia modulada, apresentaram menos sequelas, e mais sensação de bem-estar, resultados que melhoram a evolução do quadro clínico da pessoa.
Diferença Entre a Radioterapia Tradicional e a Individualizada
A principal diferença, entre a aplicação de radioterapia tradicional e a individualizada, é que a última é bem mais evoluída do ponto de vista científico, pois é possível verificar o órgão do corpo humano, que vai receber a radiação,cujo feixe, será direcionado somente para o tumor. No procedimento tradicional, a radiação atingia uma área maior do organismo humano, provocando mais efeitos colaterais.
Limitações da Técnica
Os bons resultados, trazidos pela radioterapia individualizada, no entanto,fica limitado somente a alguns doentes, pois é um tratamento que é bem mais caro, e que nem todos os pacientes podem ser beneficiados por ele. A técnica até o momento, não foi autorizada pelos convênios médicos,e não está sendo oferecida ainda no Sistema Único de Saúde(SUS). No hospital em São Paulo, onde é utilizado o procedimento, foi feito uma seleção de pacientes que receberam o tratamento de radioterapia modulada,excluindo aqueles com tumores próximos ao coração, e pulmão. Apesar da técnica trazer benefícios para os doentes, ainda é um privilégio que poucos podem desfrutar.