Os Efeitos do Álcool

Seis Estágios de Intoxicação Alcoólica
A intoxicação alcoólica pode ter uma série de efeitos sobre uma pessoa, especialmente sobre o cérebro, pois este órgão em especial é muito sensível ao álcool. O tratamento para o alcoolismo é por vezes necessário para as pessoas viciadas a essa substância. O álcool tem quase efeitos imediatos no corpo. A razão para isto é que não requer digestão, ao contrário de outras substâncias ou alimentos. Quanto maior está o teor de álcool no sangue no corpo, maior será o efeito do álcool. Vemos esses diferentes graus de intoxicação abaixo:
1.ª FASE – Euforia
Dificuldade de concentração
Indivíduo falante
Baixa inibição
Cor mais clara no rosto
As habilidades motoras finas diminuem
2.ª FASE – Excitação
Os sentidos estão confusos
Coordenação motora deficiente
Sonolência
Comportamento errático
Tempo de reação prejudicado
Discernimento prejudicado
3.ª FASE – Confusão

Efeitos
Emoções exageradas
Dificuldade de caminhar
Visão turva
Fala arrastada
Sensação de dor diminuída
4.ª FASE – Estupor
Não é possível ficar de pé ou andar
Vômitos
Possibilidade de inconsciência
Diminuição da resposta a estímulos
Apatia
5.ª FASE – Coma
Inconsciência
Baixa temperatura do corpo
Possibilidade de óbito
Respiração superficial
Pulso lento
6.ª FASE – Morte

Vicio
A morte como resultado de parada respiratória
O que é Taxa de Alcoolemia?
A taxa de alcoolemia sangüínea (TAS), é a quantidade de álcool no sangue. Se alguém tem uma alcoolemia de 0,10, isto significa que um décimo de 1% do sangue em seu corpo é o álcool. Quanto mais álcool se consome, mais intoxicado e deficiente de sentidos se fica. Ao longo do tempo, se o uso de álcool é freqüente, pode provocar dependência. Nestes casos, o tratamento de reabilitação de álcool é muitas vezes necessário.
Como se Dtermina a TAS?
A porcentagem de álcool no sangue é determinada pela quantidade de álcool consumida, o tempo em que o álcool foi consumido e o peso corporal. Comer antes ou durante a ingestão de álcool, também geram alterações e efeitos sobre o nível de álcool no sangue, reduzindo os seus efeitos. Normalmente, os homens precisam de mais álcool para atingir níveis exagerados de álcool do que as mulheres.
Os homens precisam de mais álcool para atingir esses mesmos efeitos, porque eles são mais pesados e têm uma maior percentagem de água por quilo em seus corpos. O alcoolismo é um problema reconhecido frequentemente tarde, porém, uma vez que seus sintomas são reconhecidos, é importante procurar tratamento para dependência alcoólica a partir de um centro de reabilitação de álcool o mais rápido possível.