Nova Vacina Contra Tuberculose

Quatro Proteínas

Nova Vacina Contra Tuberculose

Nova Vacina Contra Tuberculose

Pesquisadores descobriram uma nova vacina, contra a tuberculose, enfermidade produzida pelo bacilo de Koch. Segundo os cientistas, quatro proteínas, serviram de base para a criação de uma nova molécula denominada de ID93, que quando utilizada em testagens com animais, mostrou-se bem eficiente no combate a essa doença.

Aumento da Eficiência da Vacina BCG

Segundo os cientistas norte-americanos, responsáveis pela condução desse estudo científico,a nova vacina contra a tuberculose, tem a capacidade de aumentar a eficiência da vacina BCG, que é a única opção até o momento, de imunização contra a tuberculose. A nova substância foi testada em macacos, camundongos e porquinho-da-índia, demonstrando que houve imunização também contra vários agentes patológicos resistentes a vários antibióticos.

Quando for testada nos seres humanos, se o resultado for semelhante ao dos animais,o número de óbitos causados pela doença será reduzido em cerca de dois milhões, segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), já que em países pobres, a tuberculose é responsável pela morte de quase noventa e cinco por cento da população.

Imunização da Vacina BCG

Eficiência

Eficiência

A Vacina BCG é muito eficiente, na prevenção de doenças como tuberculose e meningite em crianças recém-nascidas. Um exemplo, é o fato de no Paquistão, onde as crianças não recebem doses de BCG, o índice das duas doenças é muito alto, Uma das principais características da vacina BCG é que em torno de dez anos de idade, a imunidade que ela produziu na criança, diminui, e o indivíduo adulto fica novamente suscetível a enfermidade. Por isso, essa nova vacina é importante, pois estima-se que ela imunize a pessoa pela vida toda.

Produção da Nova Vacina

Para produzir essa nova vacina, os cientistas isolaram quatro proteínas, na parede da célula do bacilo de Koch,e as reuniram, através de um procedimento da engenharia genética, em uma molécula única denominada de ID93. Os pesquisadores, utilizaram mais de uma proteína, pois existem várias cepas de microorganismos que produzem a tuberculose. A resposta imunológica gerada pelos animais, como o porquinho-da-india, por exemplo, foi de proteção contra a enfermidade por toda a vida.Isso animou os estudiosos, que sugeriram que era possível imunizar as pessoas, somente com a vacina ID93. Porém outros pesquisadores afirmaram que, ela será usada, por enquanto, somente como um reforço à vacina BCG.

Tuberculose nos Países Pobres

Doença

Doença

De acordo com estimativas, a tuberculose ainda causa a morte de mais de um milhão de pessoas por ano, geralmente em países onde a pobreza domina, e não oferece a sua população um diagnóstico bem feito e um tratamento eficaz. Esses exames ineficientes para diagnosticar a doença, é o que leva a ocorrência da patologia em vinte e dois países, onde trinta por cento dos casos não são detectados a tempo de salvar a vida das pessoas.

Paralelo a essa situação, os microorganismos mais resistentes aos antibióticos, fazem com que a enfermidade se alastre ao redor do mundo. Daí a importância da nova vacina, que vai funcionar como uma imunização eficiente, e salvar a vida de milhões de pessoas, reduzindo o impacto da tuberculose como gerador de óbitos. Os pesquisadores orientam que é necessário, o desenvolvimento e aperfeiçoamento das formas de prevenção, e utilização de maiores gastos para desenvolver as novas vacinas, reduzindo os riscos que o bacilo de Koch provoca nos seres humanos.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *