A Shigelose ou infecção por Shigella é uma doença considerada universal e que acomete principalmente crianças entre 6 meses até 5 anos e seus focos acontecem especialmente no verão. Grandes aglomerações de pessoas, higiene inadequada são as condições ideais para surgirem surtos epidêmicos, de fácil transmissão.
O que é Shigelose?
Shigelose é uma infecção aguda do trato gastrointestinal causada pelas bactérias Shigella, que se subdividem em 4 espécies conhecidas atualmente, sendo que no Brasil é mais comum a Shigella dysenteriae. A predominância dos gêneros depende da região geográfica, e a shigelose é considerada uma doença universal porque ocorre em todo o mundo. A Shigella dysenteriae 1, também chamada de bacilo de Shiga é responsável pela forma mais grave da doença, que pode evoluir para um quadro de sepse e de coagulação disseminada. É uma doença que está associada a episódios de disenteria e de febre, acontecendo principalmente no verão e a transmissão é fácil e se dá por via fecal-oral. O cólon humano é o ambiente natural da bactéria e os microorganismos podem ser excretados pelo período de até 6 semanas após o término da infecção, e em alguns casos os pacientes se tornam portadores e eliminadores da bactéria por muito mais tempo.
Sintomas e Diagnóstico
A shigelose pode aparecer como um quadro infeccioso assintomático, ou então iniciar com diarréia leve e um quadro febril, podendo ainda evoluir para uma disenteria mais grave com febre, convulsões e toxemia, num quadro mais grave. A evolução da doença depende do gênero do bactéria que se instalou e também das condições físicas do paciente. Os primeiros sintomas se manifestam cerca de 24 até 72 horas depois da contaminação, normalmente com febre, calafrios, anorexia, náuseas, mialgias e vômitos. A diarréia pode aparecer logo no início ou alguns dias após, e se caracteriza pela presença de muco e sangue junto com as fezes. A dor abdominal, cólicas e o paciente também pode ter dor intensa no reto. Na maioria dos pacientes a doença é controlada em uma ou duas semanas. O diagnóstico e feito com exame de cultura de fezes.
Tratamento
O objetivo principal do tratamento da doença shigelosse deve ser em manter o paciente hidratado. O paciente deve receber hidratação oral e em casos de vômitos muito intensos a hidratação deve ser feita através da via parenteral. Não se deve suspender a alimentação, nem o leite materno. Os pacientes não devem tomar remédios que inibam a motilidade do intestino, pois propiciam a proliferação das bactérias. A medicação deve ser indicada pelo médico com o auxílio de antibiograma pois alguns estudos revelam que a bactéria Shigella tem apresentado uma resistência crescente aos antimicrobianos. Nas crianças a indicação da medicação deve ser criteriosa para não comprometer as cartilagens do crescimento. Em alguns pacientes pode levar meses até que o intestino volte a funcionar normalmente.