O ouvido é um órgão importante ao nosso organismo pois é responsável pela audição e pelo equilíbrio e está dividido em três partes principais. A primeira delas é a orelha externa que contém o duto auditivo externo e o pavilhão auricular onde são revestidos de pele, onde também encontramos tímpano. A função da orelha externa é localizar, ampliar e levar a fonte sonora até o ouvido médio.
O ouvido médio é uma cavidade cheia de ar localizada dentro do osso temporal, este por sua vez se localiza no crânio, onde encontramos mais três ossos pequenos chamados de martelo, bigorna e estribo, que tem por função amplificar o som quando este chega na membrana timpânica distribuir ao labirinto, que é a parte mais profunda do ouvido.
Ainda no ouvido médio encontramos a tuba auditiva que geralmente é chamada de Trompa de Eustáquio, fazendo contato com o nariz para que se possa igualar a pressão do ar do ouvido médio com toda interação do ambiente externo.
Otite Externa
Na maioria das vezes que ocorre, a otite externa é causada por bactérias ou fungos que penetram no ouvido através da pele. Geralmente são lesionados quando há exposição a objetos como cotonetes, grampos ou até mesmo ao coçar ou secar o ouvido, ou ainda através de água contaminada.
Quando atacado por otite externa o indivíduo logo acusa o golpe, pois a dor experimentada é imensa e provém a diminuição da audição, podendo ainda haver coceira e secreção. O tratamento é feito à base de analgésicos, antibióticos e antifúngicos, outro método eficaz de combater a dor é através do aquecimento do local, e no caso de coceira o ideal é que se faça a retira da secreção para que esta acabe.
Otite Média
A otite média é considerada a Segunda doença mais presente na infância, com o desagradável fato de que pode ocorrer em qualquer pessoa em qualquer idade. A otite média aguda é uma infecção causada por meio de bactérias ou vírus que provocam inflamação e também obstruções, que quando não tratadas corretamente podem chegar à pontos extremos, como a total perda de audição do paciente.
Caracteriza-se por ser uma infecção que pode aparecer logo após a contração de uma gripe, resfriados, infecções respiratórias ou pelo meio mais comum: as infecções de garganta. Como na otite externa, trata-se de uma inflamação que provoca dor intensa, diminui muito a audição, acarreta febre, perda do apetite e a secreção local.
O tratamento consiste no uso de antibióticos e analgésicos podendo levar de dois a três dias para a febre decorrente da infecção desaparecer, sintoma que demora mais para desaparecer no caso da redução da audição.
Há casos em que audição não retorna ou fica muito prejudicada e isso se deve ao fato de que a secreção entrou por detrás do tímpano, devendo então ser feita uma pequena cirurgia com incisão no tímpano, para que seja retirada. O tímpano se regenera novamente, sem maiores prejuízos.
o meu filio ten 4 anos i ja fis otite est ano de 4 vez ,toma sempre antibiotico mas …no pasa com deveser.u che poso fazer?OBRIGADO