Diz-se que com perseverança e esforço pessoal se alcança tudo, no entanto, os médicos alertam para uma síndrome que passa desapercebida por muitos profissionais, a Sindrome de Burnout, causada pelo excesso cotidiano de trabalho e também pelo estresse prolongado, que podem desencadear a sindrome ocasionando dores pelo corpo, depressão e irritação, entre outros sintomas.
Um Exemplo Pessoal
João formou-se em administração aos 28 anos, possuia um alto potencial, era jovem, sem vinculos, avido pelo aprendizado e possuia uma qualificação excepcional, que o predestinava a uma carreira promissora. João usou plenamente seu potencial, iniciou como consultor e logo chegou ao comando da empresa. Carro, salário alto, poder e responsabilidade. Em troca desse sucesso se sujeitou a uma rotina de viagens e uma jornada semanal de 60 a 80 horas, com compromissos também nos finais de semana. Percebia que era um ritmo puxado mas lhe dava prazer. Até que um dia ele foi parar no hospital com dores de cabeça muito fortes, taquicardia….o diagnóstico foi uma surpresa: sindrome de Burnout, ou seja, do esgotamento profissional. Causa: anos com sobrecarga de trabalho.
A Sindrome e os Sintomas
A sindrome de Burnout é uma forma de disturbio psíquico que tem caráter depressivo, sendo precedido por esgotamento mental e físico intenso, e a causa do esgotamento é ligada intimamente a vida profissional do paciente. A denominação da sindrome foi dada pelo médico psicanalista de Nova Iorque Herbert J. Freudenberger na década de 70, quando percebeu os sintomas em sí mesmo. O termo “burnout” significa consumir-se ou queimar-se por completo. O psicanalista percebeu que mesmo que o exercício da profissão lhe causasse muito prazer no passado, o excesso estava lhe consumindo todas as forças fisicas e mentais chegando ao esgotamento e trazendo todos os sintomas que são associados a sindrome. Passou a pesquisar e observou que muitos colegas de profissão também sentiam os mesmos sintomas, chegando a tratar os pacientes de forma desinteressada e insensível, tornando-se como ele afirmou “cínicos depressivos”. Outros síntomas são as dores de cabeça fortes, as oscilações de humor, os disturbios no padrão de sono, as dificuldades de concentração, tonturas e também problemas digestivos.
Estágios
A Síndrome de Burnout apresenta diferentes estágios que inicia com a dedicação exagerada pela profissão, o desejo de ser sempre o melhor naquilo que faz, demonstrando um alto grau de desempenho, para logo depois o portador passar a medir sua própria auto-estima pelo sucesso profissional e sua capacidade de realização. O que começa com o prazer e a satisfação se transforma numa necessidade obstinada pela realização profissional. O desejo de ter sucesso passa a ser compulsivo, abrindo mão inclusive das necessidades pessoais. As fases vão evoluindo até chegar ao quadro de colapso mental e físico, considerado um quadro de emergência que deverá ser tratado com auxilio de médicos e psicólogos.
é importante!!!