Vacina contra a Hepatite

Definição da Patologia

A hepatite é uma enfermidade de transmissão hídrica, ou seja, uma infecção que é transmitida pela água contaminada. O outro modo de se contrai hepatite é através do consumo de alimentos contaminados por fezes.

vacina contra a hepatite-1

Vacina contra a Hepatite

Os principais sintomas da Hepatite tipo A , forma mais grave da doenças são a falta de apetite das pessoas, febre alta, sensação de mal-estar, náuseas, icterícia e coceira em todo o corpo, entre outros.

Vacina para Prevenção da Doença

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) atualmente já há uma vacina com capacidade para prevenir o vírus da hepatite, no entanto seu tempo de proteção ao indivíduo vacinado, ainda é uma questão amplamente discutida pela comunidade científica. Por causa disso a OMS ainda não autorizou a imunização da população, e a vacina ainda não faz parte do Programa Nacional de Imunização.

vacina contra a hepatite-2

Vacina para Prevenção da Doença

Por isso uma vez que não há um tratamento adequado, os especialistas recomendam somente repouso absoluto, hidratação e isolamento do doente para evitar mais contágio. A melhor maneira de não ter a doença é saber de que maneira ela pode ser evitada.

Neutralização dos Focos de Transmissão

Os profissionais especializados em infectologia recomendam que a principal maneira de prevenir a hepatite é saber com exatidão quais são os focos de transmissão para neutralizá-los,evitando o contato com as águas poluídas ou que estão sujas, adotando o hábito de lavar sempre as mãos com água corrente e sabão depois de usar o sanitário, e principalmente antes de fazer a manipulação dos alimentos.

vacina contra a hepatite-3

Neutralização dos Focos de Transmissão

Outra medida é escolher sempre que possível, alimentos que sejam cultivados e preparados com higiene, e se a pessoa contrair a hepatite deve ser isolada para evitar o contágio da doença para as outras pessoas.

Algumas Medidas Gerais Recomendadas

De maneira geral algumas medidas preventivas podem ser tomadas para que doenças transmitidas por microorganismos possam ser evitadas, são elas:

-As cascas das frutas devem ser lavadas , desinfetadas e depois retiradas para as pessoas possam comsumir o alimento.

– Os alimentos como aves, carnes, frutos do mar e peixes devem ser muito bem cozidos, pois a temperatura muito alta pode matar alguns parasitas, vírus e bactérias que provocam enfermidades nas pessoas.

– O leite deve ser fervido por cerca de dois minutos antes de ser ingerido.

-A água só deve ser ingerida se for filtrada ou fervida.

-As mãos das pessoas que manipulam alimentos devem estar sempre muito bem lavadas com água e sabão, principalmente quando elas utilizam o banheiro, tem contato com fezes de crianças na troca de fraldas,lixo ou secreções em geral.

– as verduras e as cascas das frutas devem ser muito bem limpas. Para isso, a pessoa deve colocar as folhas e frutas, depois de lavá-las bem, em uma solução de hipoclorito de sódio a 2,5% numa proporção de quinze gotas para cada litro por um período de trinta minutos e depois escorrer o líquido. Com essas medidas, as pessoas vão conseguir reduzir muito o perigo de contrair doenças infecciosas.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *