Importância da Confiança no Médico na Gravidez

Dúvidas em Algumas Mulheres

Muitas mulheres ainda tem dúvida sobre que tipo de hábitos devem adotar quando descobrem que serão mães. Dúvidas sobre o que comer, o que deve ser evitado, se podem fazer atividades físicas durante o período da gestação, ou quantas vezes devem se consultar com o especialista obstetra ainda hoje são questões que muitas mulheres que desejam engravidar ainda possuem.

No entanto, atualmente o acesso às informações sobre esse tema também são muito fáceis, e toda futura gestante que quiser ficar bem informada é só procurar as fontes certas. Porém, vale ressaltar que nada melhor do que o médico que acompanha a gestante para esclarecer todas as suas dúvidas. Uma pergunta frequente das mulheres nessa fase é sobre quais vacinas e quando devem tomá-las.

Quando e Quais Vacinas Devem ser Tomadas

Quando as mulheres se preparam para a gravidez começando seu pré-natal bem antes da fase gestacional, o especialista que a acompanha já pode orientá-la sobre as vacinas que serão necessárias até os seis meses anteriores. Porém para aquelas gestantes que não estão com sua carteira de imunização atualizada, outras vacinas terão de ser administradas para imunizá-las. Por exemplo, a mulher grávida terá de tomar a vacina antitetânica.

importancia da confianca no medico na gravidez-2

Quando e Quais Vacinas Devem ser Tomadas

Se a futura mãe for uma profissional da área de saúde ou tiver algum risco de contrair hepatite, deverá ser imunizada também contra a Hepatite tipo B.

Outra vacina que deve ser prescrita pelo médico que acompanha a gestante é a Vacina contra gripe A. Todas essas vacinas devem ser orientadas às gestantes seu pelo médico que deve instruí-la de forma segura passando-lhe a sensação de confiança.

Relação Médico e Gestante

O especialista em ginecologia e obstetrícia que acompanha a mulher durante seu período gestacional, deve tentar manter com sua cliente uma relação baseada na confiança, para que ela se sinta à vontade para perguntá-lo sobre todas a suas dúvidas. Todos são unânimes em afirmar que um bom pré-natal realizado depende da mulher grávida e do médico que a está assistindo nessa fase. Ele é o profissional adequado para sanar suas dúvidas.

E quando a questão não for pertinente a sua área deve encaminhá-la a outro profissional que possa respondê-la, como por exemplo, uma nutricionista, um nutrólogo ou um professor de educação física, se as perguntas disserem respeito à alimentação e à atividade física que ela possa vir a praticar.

A gestante deve saber que pode fazer contato com seu médico quando precisar, sempre que sentir que algo não vai bem como sentir fortes dores ou apresentar algum sangramento. O profissional de medicina deve estar sempre disponível para atendê-las nessas horas em que se sentir aflita ou insegura. Porém vale ressaltar, que a mulher grávida não deve sob hipótese alguma ingerir medicações por conta própria sem a prescrição de seu médico.

Salete Dias.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comportamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *