Varíola Como Arma Química

Uma das doenças que mais assolou a humanidade, talvez com um impacto menor apenas do que a peste negra, é causada por um vírus de DNA dupla fita, que causa sintomas parecidos com o da gripe no início e depois evolui para náuseas e vômitos, e por fim com uma inflamação generalizada de tecidos, causando bolhas que ficam marcadas na pele pelo resto da vida. Não se sabe exatamente de onde veio o vírus, mas é bem provável que tenha sido contraído de camelos, pois foram encontradas múmias egípcias com marcas muito parecidas com às que o vírus deixa.

Uma Verdadeira Máquina de Matar

Os europeus foram submetidos pela primeira vez ao vírus entre os séculos 6 e 8, quando invasores árabes utilizaram o vírus como arma para enfraquecer a resistência européia e conseguir abrir novas fronteiras comerciais. Nos séculos 11, 12 e 13 foi utilizado como ferramenta de trabalho pelos inquisidores das Cruzadas. Há de ser notado a quantidade de pessoas famosas que morreram pelas mãos da varíola, como as famílias reais de Suécia, Inglaterra, Itália e várias outras.

A Descoberta da Vacina

No final do século dezoito, o médico Edward Jenner notou que ordenhadeiras não contraíam o vírus da forma como atacavam a maioria e decidiu pesquisar sobre o assunto nas vacas que estavam sendo ordenhadas. Jenner descobriu que as vacas desenvolviam os sintomas da varíola de uma maneira mais leve que a comum e que essas mulheres quando infectadas com esta forma do vírus, não desenvolviam a versão letal da doença. Com a teoria toda na cabeça, Jenner raspou as feridas de uma das mulheres infectadas e submeteu um menino de oito anos ao contato direto com o vírus, e após essa inoculação, tentou variolar o menino com a versão humana do vírus e para surpresa de todos o menino não foi contaminado. Essa forma de combate ao vírus é amplamente utilizada até hoje, e devido as vacas terem sido o foco da descoberta, o nome vaccina.

Arma de Guerra

Com a descoberta de Jenner, a varíola é a única doença erradicada pelo homem com a utilização de uma vacina. O último caso registrado da doença foi de um fotógrafo infectado nos Estados Unidos em 1978, cujo professor que foi o inoculador, se matou depois que o fotógrafo morreu em decorrência da doença. Durante a década de 80 existiu a chamada Guerra Fria entre a antiga União Soviética e os EUA, e ambos os países guardaram amostras do vírus, para caso fosse necessário, dizimar os inimigos com uma carga de vírus. Surgiram muitas teorias desde então, de que os russos concentraram o vírus e criaram uma Super Varíola outros disseram que, quando da dissolução da antiga União Soviética, os russos com equipamentos precários deixaram escapar amostras do vírus, mas nenhuma notícia de infecção por varíola desde 1978. A Organização Mundial da Saúde ordenou que os países destruíssem as amostras do vírus por três vezes, uma 1993, outra em 1995 e também em 1997, mas ninguém atendeu a solicitação.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Sou homem bem macho adoro fudêr mulheres tesudas e eu uso CALCINHA de renda!!!
    Todos os homens bem macho no intimo adora usar calcinha de renda!!
    Eu so bem macho e uso calcinha e ADORO!!! Delícia!!!

    Macho machão 16 de outubro de 2014 23:14

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *