Jovens de Salto
As jovens meninas adoram usar saltos altos, e a moda favorece esta referência lançando belíssimos modelos em plataformas e outros tipos de saltos, mas todos bem altos. Acontece que as adolescentes estão em uma fase delicada, em pleno desenvolvimento, e o uso de salto alto na adolescência pode ser prejudicial a este período de crescimento.
De acordo com profissionais especializados em fisioterapia que realizaram pesquisas e estudos neste campo, é cada vez mais comum entre jovens adolescentes na faixa etária de 13 a 20 anos, as queixas de dores na coluna, além de apresentarem dificuldades quanto aos desvios de postura. É natural que estas jovens tenham a cabeça nas nuvens, mas os especialistas recomendam que os pés devem estar bem plantados no chão, o que é bem difícil já que as meninas são apaixonadas pelos saltos altos. A pesquisa que apontou os problemas foi realizada com 185 meninas através de um questionário, cujas respostas apontam o salto tipo anabela como o preferido.
As Consequências
Todas as meninas questionadas usam salto tipo anabela para ocasiões como passeios no shopping, balada, cinema e até mesmo para ir à escola, sendo que 50 das 185 garotas podem ser consideradas como usuárias crônicas do salto anabela, pois usam por pelo menos quatro horas ininterruptas ao dia, tres vezes por semana a mais de um ano. Os dados coletados foram comparados com os de outras 50 meninas não adeptas e os efeitos detectados são uma acentuada curvatura na região lombar, denominada pelos especialistas como hiper lordose, uma aproximação dos joelhos que faz um desenho de X nas pernas, exatamente como as garotas são retratadas em muitos desenhos animados teen. O uso do salto faz com que a menina vire os pés para dentro quando toca o solo e para fora quando termina a pisada. A repetição deste comportamento vai moendo o joelho, pois a tíbia gira para fora enquanto o fêmur fica estático. A repetição do esforço vai refletir nos quadris e com o passar do tempo a coluna vertebral se ressente prejudicando a sua saúde.
O Ideal
É difícil convencer as meninas a abandonar o salto alto, mas é possível encontrar um meio termo, um ponto de equilíbrio no uso dos calçados. Sendo o ato de caminhar bastante complexo, os especialistas entendem que o ideal seria andar descalço, mas o ritmo de vida atual não permite esta prática, sendo assim a escolha do calçado é muito importante. O solado do calçado deve proporcionar um amortecimento do impacto, portanto os calçados de salto entre 2 e 3 centímetros são aconselháveis e até auxiliam no processo de circulação do sangue. O ideal é restringir o uso de salto a ocasiões especiais e por períodos curtos, e diariamente alternar entre calçados confortáveis como sapatilhas e tênis que oferecem mais segurança e estabilidade aos seus pés.
eu adoroo salto alto
mas esse negocio de coluna
e estrga prazeres