Entorse é uma lesão que muitas pessoas acabam sofrendo e que muitas vezes pode ser confundida com outras luxurias e lesões. Atinge principalmente atletas e pessoas que fazem grande esforço físico.
O Que É Entorse?
A entorse é classificada com uma lesão que pode afetar diretamente os ligamentos que existem entre uma ligação no corpo humano. Elas acabam acontecendo de forma mais frequente em partes do corpo que sofrem grande peso como joelho, cotovelos e tornozelos.
Apesar de ser uma lesão que não oferece grandes riscos a saúde, existem graus de entorse, que são responsáveis por classificar como a lesão será tratada e enquadrada em diversos tipos de tratamentos.
A entorse ocorre muitas vezes no tornozelos dos indivíduos e acontece geralmente quando o famoso piso falso acontece. Dessa forma, por exemplo, quando uma pessoa está descendo uma escada, e por algum motivo acaba pisando em falso, a entorse pode começar a ser formada. Essa lesão acaba surgindo nas articulações quando um movimento irregular é realizado, de forma repentina e desconexa.
A maior incidência é observada em mulheres, principalmente entre as que usam saltos e sapatos desconfortáveis, já que isso favorece muito as chances de possíveis quedas e pisadas em falsos.
Quais Os Sintomas De Entorse?
Como é uma lesão, no momento em que a mesma é sofrida o indivíduo começa e sentir uma forte dor na região. Essa dor, facilita muito o diagnóstico, já que assim, a pessoa irá provavelmente procurar um médico especialista.
Um dos sintomas mais sentidos pelos pacientes se relacionam com o inchaço que a região lesionada irá apresentar nos primeiros dias após a queda, por exemplo. Com a aparição do inchado na região afetada, a movimentação muitas vezes acaba sendo afetada, isso acontece principalmente quando a lesão ocorre em áreas como tornozelos e nos joelhos.
Caso a lesão tenha ocorrido de forma mais amena, e o individuo não procurar um médico, os passos recomendados para se seguir são compressas com água fria sempre que possível, repouso absoluto, por cerca de cinco dias. Após esse período, se o inchaço e dores permanecerem é necessário que um médico seja consultado, afim que de haja uma melhor avaliação.
Nas primeiras vinte e quatro horas que irão decorrer da lesão sofrida, é recomendado que a parte atingida seja imobilizada totalmente e que compressas com bolsas frias e gelos sejam aplicadas ser intercorrências.
Entorses Na Região Do Joelho
Para o aparecimento dessa lesão, muitas vezes movimentos bruscos devem ser realizados, fazendo com que o tornozelo seja submetido a inversão de seus movimentos usuais. Essa pode ser uma lesão que causará mais do que apensas um rompimento de ligamento, e de ser analisada o quanto antes por um médico especialista.
Graus De Entorse
Existem níveis diferentes a partir de lesões, que são avaliadas afim de indicar um melhor tratamento para o paciente.
- Grau I: esse é o grau mais leves de lesões como entorse. Geralmente o indivíduo que é submetido a mesma realiza pequenas compressas ao longo de sete dias, totalizando uma semana, além de diminuir consideravelmente a quantidade de esforços físicos realizados nesse período e aumentando o repouso. A partir disso, com o nível mais baixo de gravidade na lesão de entorse, por volta de uma semana o inchaço irá ter sumido, bem como as dores e desconforto. É classificado como um estiramento nas ligações entre as articulações;
- Grau II: É observado quando as lesões sofridas podem ser consideradas mais graves. Geralmente as dores sofridas nesse caso são mais intensas, bem como o inchaço. Existem ainda possibilidades de ao longo da região afetadas surgirem lesões externas, sobre a pele do indivíduos, como por exemplo, marcas roxas ou vermelhas. Nesse caso, a dor é mais água, e no tratamento indicado por um médico especialista a possibilidade de fisioterapia é maior. O período de dores e desconfortos aumentam para cerca de dez a doze dias. É classificada com uma lesão de estiramento parcial entre as articulações;
- Grau III: é o grau mais alto quando se trata de entorses, as dores nesse caso são muito agudas e constante. Nesse caso, a preocupação com o tratamento e medicação do paciente são maiores. A fisioterapia nesse caso é obrigatória, já que os movimentos da região estão afetados de forma direta. As lesões de terceiro grau de entorse apresentam muitas vezes uma melhora depois de cerva de trinta dias, totalizando de tal modo, um mês.
Existem maneiras populares de descobrir se o que o individuo têm é realmente uma lesão do grau mais elevado de entorse, ou seja, do terceiro grau. Para isso, é necessário que a pessoa que sofreu a leão e está sentido as dores se deite sobre uma superfície reta, de preferência uma cama. O individuo deve deitar com a barriga apontada para cima, e assim, tentar dobrar sua perna.
Uma outra pessoa será necessária nesse processo, já que após o individuo levantar sua perna, a pessoa deverá segurar o joelho da pessoa lesionada por trás, tentando fazer com que a perna da mesma seja levada para frente.
Se a pessoa sentir dores no momento em que a forma for realizada sobre seu joelho, popularmente se diz que o grau atingido pela lesão atingiu o seu máximo, fazendo assim com que seja classificado como o terceiro grau.
Como é Realizado O Diagnóstico De Entorse?
Geralmente no diagnostico de entorse, o paciente está com fortes dores na região afetada, e o médico não poderá realizar um exame de tato, mas caso seja necessário assim deve ser feito. Porem, a maneira mais usual de se diagnosticar lesões classificadas como entorses são a partir de exames de raio X. nesse exame é possível detectar se os nervos e ligamentos da região foram afetados e classifica assim a entorse, ou não.
Esses exames são realizados geralmente em clínicas especializadas em exames de imagem. Seguindo após o exame para uma analise da imagem captada, que será realizada por um especialista.
Quais São os Tratamentos para Entorse nos Tornozelos?
As compressas de água gelada ou gelo são boas formas de melhorar o desconforto causado por essa lesão, podendo combater assim, o inchaço que aparecerá na região afetada. Além disso, se manter com os pés em uma posição que os deixe mais altos que quando comparado a posição do corpo do indivíduo, pode ser uma boa opção, já que isso facilitará a circulação sanguínea na região que foi afetada pela lesão da entorse.
Quando a lesão sofrida pelo paciente é considerada mais amena, os sintomas muitas vezes podem acabar desparecendo depois de cinco a sete dias. Porém, para isso, os tratamentos indicados pelo médico devem ser seguidos, como repouso, compressa e imobilização do tornozelo.
Não existe necessidade de fisioterapia quando a lesão apresentada pelo paciente é considerada mais amena. Lesões de nível um na escala de entorse, não afetam o andar, ou mesmo o desempenho que determinada área irá apresentar após o tratamento da entorse ser finalizado.
Porem, quando a lesão é classificada como nível dois ou três, e necessidade de fisioterapia se torna maior, já que a partir do rompimento parcial e total dos ligamentos funções que antes eram exercidas com maior desempenho podem sofrem diferentes tipos de reações.
A fisioterapia poderá ajudar no processo de desinchamento da região, já que a partir de estímulos realizados com os aparelhos adequados o processo inflamatório na região será combatido. Além disso, diversos tipos de exercícios serão submetidos ao paciente, para que ele possa devolver a parte do corpo afetada, sua mobilização e função.
Os exercícios realizados nas sessões de fisioterapia que irão combater a entorse, são exercícios voltados para o alongamento da região, bem como sua fortificação. Com a fisioterapia feita de forma correta, o paciente consegue prevenir que novas lesões e entorses sejam realizadas nesse mesmo local.
Medicamentos Para O Combate Da Entorse
Como medicamentos que combatem esse tipo de lesão, são indicados muitas vezes pomadas com características anti-inflamatórias. Geralmente, os médicos indicam que a pomada seja passada no local afetado por cerca de três a quatro vezes diariamente. Isso pode variar com a gravidade da lesão, bem como segundo recomendações médicas.
A imobilização da região é muitas vezes necessária, mas em alguns casos onde a gravidade da lesão se apresenta mais acentuada, a necessidade de se engessar o tornozelo por exemplo, pode existir.
A partir do aparecimento da lesão de entorse, algumas pessoas podem obter tipos de sequelas. Algumas delas são na maioria das vezes o andar considerado torto. Isso porque a partir da inversão do ligamento na entorse, os pés por exemplo podem se recuperar de uma forma não satisfatória.
Quando um fisioterapeuta ou ortopedista identifica que após uma lesão de entorse sofrida o andar de seu paciente está com problemas, o mesmo pode indicar que seu paciente procure sapatos que vistam melhor em seus pés, bem como recomendar o uso de palmilhas anatômicas, que irão assim ,auxiliar em uma melhor andar para seu paciente, de forma considerável.
Muitos médicos acabam tendo dificuldades em identificar logo de cara qual o tipo de lesão sofrida pelo seu paciente. Por isso, é importante que um bom especialista seja consultado nessa hora, afim de que assim o diagnostico venha de uma forma mais ágil e principalmente, correta.
Diferença Entre Entorse, Luxação, Fratura e Demais
Para que seja possível realizar um bom diagnóstico de entorse ou outras lesões, é muito importante que o especialista conheça muito bem as definições de cada lesão, para que possa assim distinguir uma das outras.
- Entorse: a entorse é derivada de um rompimento de ligamento presentes nos tornozelos, joelhos ou cotovelos. Sua lesão é causada a partir da produção e corrimento de movimentos bruscos e inesperados.
- Luxação: a luxação tem um processo de formação que se difere da entorse, já que sua principal característica é a perda de contato, entre dois tipos de ossos e ligamentos de uma suposta articulação. A luxação tem a capacidade de causar graves danos a aparência e estrutura óssea do corpo. Ela pode ser classificada quanto a sua gravidade, podendo ser classificada então como uma luxação total, onde não existe mais contato entre os dois ossos afetados, ou luxação parcial, quando uma pequena parte de contato entre os ossos pode ser observada e assim restaurada.
- Contusão: a contusão é muitas vezes derivada de um impacto sofrido pelo indivíduo, bem como situações de trombada entre duas pessoas, ou fortes pancadas na região afetada.
- Fratura: a fratura é uma lesão que interfere diretamente na continuidade de um osso, geralmente os lugares afetados por ela, acabam tendo que ser restaurados de alguma forma, pois foram quebrados. A quebra dos mesmos não precisa ser realizada de forma tão abrupta, para que seja considerado uma fratura. Obviamente existem casos de fraturas que acabam sendo expostas, mas o diagnostico da mesma não precisa ser tão intenso. Muitas pessoas acabam fraturando seus ossos com movimentos bruscos ou acidentes.
O tratamento dessas lesões citadas acima se difere muito entre si, e por isso, o médico responsável pelo diagnóstico da lesão por entorse deve saber exatamente de qual tipo de lesão está tratando. Assim, o tratamento correto será passado para o paciente, e ele irá obter resultados mais satisfatórios rapidamente.