Comportamento Social das Crianças

Aprendendo com Exemplos

Especialistas orientam que, o exemplo que os pais podem dar aos seus filhos, é a melhor maneira de ensiná-los como devem se comportar na sociedade, com sentimento de equipe e respeito aos outros cidadãos.Os responsáveis exercem grande influência sobre eles, dentro e fora de casa, por isso suas atitudes,devem servir como modelo de boa conduta para eles, sendo bem mais eficazes do que regras impostas.

Reflexão sobre Postura Social

Profissionais da área de educação ressaltam que, para que haja uma postura social correta é necessário que os pais reflitam bem sobre esse assunto, uma vez que a criança vai repetir a maneira, como eles se comportam em sociedade. Um exemplo, é se o pai ou mãe for gentil com as outras pessoas, seus filhos com certeza também serão, pois a gentileza será valorizada dentro daquele lar.

A relação entre os responsáveis e as crianças, também é importante, pois se o filho mentir, o ideal é conversar com ele, dizendo que é uma maneira errada de agir, e que esse tipo de atitude pode ter uma consequência desagradável. Por isso, os especialistas informam que os pais, que não dão limites comportamentais aos seus filhos,não estão contribuindo para seu comportamento emocional saudável, quando estiverem na fase adulta.

Relação

Outra maneira de educar a criança com assuntos relevantes, é levar temas de sustentabilidade para serem discutidos dentro de casa, para que a criança tenha um conhecimento mais amplo, e maior respeito sobre o meio ambiente. Os pais podem abordar esse assunto de várias maneiras, com situações cotidianas, como por exemplo, de que maneira o lixo pode ser tratado, o consumo de energia, entre outros.

Quando a criança sabe que tudo pode ser aproveitado, eles incorporam esse conhecimento, abrindo espaço para a família refletir sobre como é realmente viver em sociedade, de uma maneira saudável.

Atuação na Sociedade

Para que as crianças e adolescentes possam adotar uma postura consciente, em relação ao mundo,os pais também devem mostrar-lhes, que as outras pessoas, que fazem parte do grupo social em que vivem, como os professores, parentes, também apresentam atitudes sociais positivas para com os outros.

Professores

Outra sugestão dada pelos profissionais especializados no assunto, é o fato de fazer com que a criança faça parte de algum projeto social, que ajude a resover os problemas ambientalistas ou de pessoas carentes, pois desse modo, ficará mais fácil para ela adotar essa prática como algo natural, que já faz parte de sua vida.

A escola também pode ser um bom lugar para ensiná-los sobre o convívio benéfico em sociedade, oferecendo oportunidades para elas refletirem sobre as responsabilidades sociais, como economia de água por exemplo, que devem fazer no lugar em que vivem.

Respeito à Criança

O respeito à criança é fundamental, para que ela consiga assimilar valores de respeito para como os outros. Para que isso aconteça, os pais devem sempre procurar saber o que se passa com o filho, além de respeitá-lo, não tentando impor nada, apenas explicando os acontecimentos, as causas e consequências dos atos.

Fundamental

Atualmente, escolas, Organizações não Governamentais, e mesmo a televisão informam às crianças sobre condutas de cidadania, e os pais devem aproveitar esse momento, para também refletirem sobre suas próprias atitudes, para que possam passar uma imagem de segurança em relação aos temas de sustentabilidade e comportamento social adequado.

Ações Solidárias

Algumas atitudes de solidariedade, podem ser passadas dos pais para seus filhos, desde a mais tenra idade, dentre algumas: Adoção de animais carentes, atitude que faz com que a criança aprenda a ter mais compaixão; Ensinamentos sobre como cuidar das próprias coisas, não jogando fora objetos bons que poderiam ser doados; Reciclar o lixo, além de economizar luz e água; Ter o hábito de ajudar pessoas carentes e levar o filho junto,sempre que possível; Ser gentil como as outras pessoas, para que as crianças, possam ter os pais como um bom modelo de cidadãos conscientes.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comportamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *