Novos exercícios para potencializar o efeito da atividade física estão sendo aplicados. Aliados a novos aparelhos e uma nova concepção sobre como praticar exercícios, estas novas modalidades estão atraindo cada vez mais pessoas para as academias. Conheça um pouco mais sobre três modalidades de exercícios que estão conquistando fãs em todo o Brasil:
As Três Novas Modalidades de Exercícios da Musculação
Exercício Funcional
O objetivo do exercício funcional é melhorar a capacidade cardiorrespiratória, através de movimentos que melhoram a resistência e potência dos músculos envolvidos no sistema cardiorrespiratório. Além disso, auxilia no desenvolvimento neuromuscular, aumentando a flexibilidade e o equilíbrio.
É bastante utilizado durante o período de recuperação de lesões. Se os exercícios funcionais forem realizados combinados com algum esporte evita a formação de lesões, e por isso está sendo praticado por atletas que desejam aumentar o rendimento esportivo sem correr risco de se machucar. Para a prática dos exercícios alguns equipamentos são utilizados:
- Flying Cords: são cordas utilizadas para melhorar o equilíbrio e dar uma turbinada na força.
- Bosu: é a metade de uma bola e também é utilizada para melhorar o equilíbrio do aluno. No entanto os exercícios de equilíbrio são combinados com exercícios de fortalecimento muscular.
- Mini Trampolim: é utilizado para realização de exercícios aeróbicos e de fortalecimento muscular.
Core
Esta modalidade de exercícios objetiva fortalecer a musculatura abdominal mais interna, que normalmente não são ativados durante exercícios normais. Fortalecendo e estabilizando essa musculatura, a postura é beneficiada pois a sustentação do corpo fica mais firme. A maioria dos exercícios é realizada no chão, mas de forma a exigir a utilização da musculatura interna do abdômen. Entre os equipamentos utilizados para praticar este o Core estão:
- Medicine Ball: é praticamente a mesma bola utilizada durante os outros exercícios, mas os movimentos feitos são adaptados para a nova modalidade.
- Prancha: é utilizada para treinar equilíbrio e aumentar a força de sustentação.
Exercício Intenso Intervalado
O objetivo deste exercício é melhorar a condição aeróbica do praticante, intercalando exercícios de alta frequência cardíaca com intervalos de descanso. Está sendo bastante utilizado por atletas e pessoas que desejam emagrecer, porque o gasto calórico nesta atividade é bastante alto – é quase o dobro do que é gasto em outras atividades praticadas durante o mesmo tempo.
Outro beneficio é a melhora da capacidade cardiorrespiratória do praticante. Por exigir um intenso treinamento e picos de atividade, não é recomendável que o praticante faça os exercícios sem acompanhamento – um rigoroso controle da frequência cardíaca é necessário para não haver complicações, e também é preciso calcular com exatidão os tempos de atividade e repouso, para que o exercício tenha o efeito desejado.
Dicas de Aparelhos na Academia para Fazer Musculação
Conheça a seguir algumas excelentes opções de equipamentos para fazer exercícios de musculação na academia.
Extensor de Joelhos – Pernas Fortalecidas
Um dos melhores exercícios para quem deseja fortalecer os seus joelhos e desenhar músculos nas pernas. A posição correta é com as costas completamente encostadas no banco. Observe se os seus pés estão paralelos para erguer a barra de peso, cuidado para que durante o movimento as suas pernas não acabem dobrando mais do que no movimento de 90°.
Pulley Costas – Fortalecimento da Estrutura das Costas
Muitas pessoas usam esse equipamento de uma forma perigosa criando uma sobrecarga desnecessária para os ombros dobrando o pescoço e fazendo o movimento de puxar a barra na parte de trás da cabeça. A melhor maneira de usar esse equipamento é colocando a barra na frente do corpo e mantendo a coluna reta. Não empine o bumbum porque isso pode gerar sobrecarga para a lombar. Contraia o abdômen e faça o movimento de expirar soltando o ar devagar.
Leg Press – Para Pernas Torneadas
O aparelho de leg press tem se tornado um dos queridinhos da academia por oferecer um excelente trabalho dos músculos das pernas. Suas costas deverão estar corretamente apoiadas no encosto do equipamento e os seus joelhos não pode ficar nem totalmente para fora ou totalmente para dentro. Alinhe os seus pés com os quadris e joelhos para realizar os movimentos.