Farmácias Populares Já tem Remédio Contra Gripe H1N1

O Governo do Brasil, através do Ministério da Saúde e das Secretarias Estaduais e Municipais da Saúde estão intensificando as ações na prevenção contra a segunda onda da pandemia da Gripe H1N1, iniciando com a vacinação dos grupos de risco que devem seguir o calendário que iniciou dia 08 de março com os profissionais e trabalhadores da área de saúde, devendo passar pelas gestantes, doentes crônicos, crianças até dois anos, adultos de 20 a 29 anos e finalmente de 30 a 39 anos, devendo a primeira etapa da vacinação se encerrar no dia 21 de maio. A segunda medida do governo é colocar o medicamento para a gripe H1N1 a disposição dos pacientes nas Unidades do Programa da Farmácia Popular espalhados em todo o Brasil.

Vacinação

Fosfato de Oseltamivir

Desde quinta-feira, dia 15 de abril, as 530 unidades do Programa do Governo Federal, Farmácia Popular, tem a disposição dos pacientes o fosfato de oseltamivir, que é o medicamento utilizado para o tratamento da gripe H1N1. A produção do remédio ficou sob a responsabilidade do Farmaguinhos – Instituto de Tecnologia em Fármacos da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, que está preparada para produzir cerca de 21 milhões de tratamentos no ano de 2010.

Remedio

Distribuição do Medicamento

O medicamento será distribuído gratuitamente aos pacientes que apresentarem a receita médica da rede pública ou privada, que terá validade de apenas 5 dias, e a carteira de identidade. Segundo José Miguel do Nascimento, Diretor do Setor de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, todos os 530 postos espalhados pelo Brasil estão abastecidos com o medicamento e prontos para atender a demanda de pacientes com os sintomas da gripe e com receita médica. São 2 milhões de tratamentos completos para atender a população, que serão repostos conforme a demanda de cada região, engrossando a lista dos medicamentos oferecidos na farmácia popular, como anti-hipertensivos, analgésicos, preservativos e outros. O remédio também está a disposição dos pacientes nos hospitais e postos definidos pelas Secretarias de Estado, sempre sob prescrição médica, medida que deverá ser observada rigorosamente para evitar a automedicação.

Distribuição

Indicação Específica

O fosfato de oseltamivir não é indicado para qualquer paciente com sintomas de gripe ou resfriado, ao contrário, o medicamento só deverá ser receitado para pessoas com quadro grave de doença respiratória, cujos sintomas tenham iniciado nas últimas 48 horas. O oseltamivir também deve ser indicado para pessoas que se enquadram nos grupos de risco, como gravidez e doenças crônicas e que apresentarem sintomas de gripe, e nos casos de gravidez o médico deverá avaliar se os benefícios justificam os riscos potenciais para o feto. Segundo o Ministério da Saúde as indicações do antiviral seguem as recomendações da ANVISA e da OMS, e baseiam-se em estudos científicos, conforme a bula do medicamento.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *