Proposta do Método Menegatti

Objetivos da Técnica

Ginástica desenvolvida pelo ex-preparador físico da seleção brasileira de vôlei feminino, Augusto Menegatti, esse método tem como principal objetivo, resgatar movimentos completos de exercícios aeróbicos, fisioterapia e musculação, exercitando o corpo,mas sem o risco de ocorrer alguma lesão. O método está focado no fitness propriamente dito, onde se trabalha fadiga, resistência, coordenação, hipertrofia e flexibilidade, como também na reabilitação dos movimentos e lesões.

Funcionalidade do Método

De acordo com o preparador físico e inventor da técnica, ela se aproxima da ginástica funcional, evitando a prática de estica e dobra do corpo, comum em academias.

O método tem como princípio, auxiliar a utilização de toda a capacidade corporal, com objetivo de melhorar o bem-estar e a saúde do indivíduo, ao invés de somente um movimento para frente e para trás ou para cima e para baixo, ou seja, movimentação em três eixos muito comum nas academias de ginástica.

A técnica fortalece o corpo para desempenhar atividades rotineiras, como pegar uma pasta atrás do banco do carro,sem sentir dor, por exemplo.

Foco no Giro Corporal

De acordo com Menegatti, ele percebeu que alguns indivíduos apresentavam uma boa movimentação em exercícios de flexão e extensão, mas não executavam o movimento de giro de forma adequada. A partir dessa obervação, ele começou a fazer exercícios sequenciais, como se fossem uma coreografia de dança. Os movimentos são baseados naqueles que as crianças apresentam em seu desenvolvimento, como dar cambalhotas, ou simplesmente levantar e sentar, atividades que auxiliam no fortalecimento das articulações, além de dar um aspecto de brincadeira ao exercício.

O sedentarismo, que definitivamente não faz parte do universo infantil, é o que leva a maioria das pessoas a exercitarem-se cada vez menos, ficando sentadas em poltronas, e ao contrário do que muitos pensam,essa atitude pode também provocar lesões,uma vez que quando o indivíduo fica sentado por muito tempo, ele acaba perdendo a capacidade de resistência à fadiga e sustentabilidade corporal ideal.

De acordo com Menegatti, a atividade de caminhada, solicita apenas em torno de trinta por cento das articulações corporais, sendo necessário então, para solucionar problemas nessa área, exercícios que façam com que essa articulação tenha uma amplitude funcional, fazendo com esse método seja útil também em caso de reabilitações.

Finalidade do Treino

O treino vai depender da finalidade de cada pessoa, sendo elaborado um programa de exercícios específico para ela. Inicialmente a prática é voltada para o relaxamento, na tentativa de liberar a pessoa do estresse ou fadiga corporal. Após isso, os movimentos vão depender do estágio da pessoa, se é iniciante ou não, e do objetivo do treino; ganho de agilidade, hipertrofia ou recuperação de lesão.

As atividades também podem ser ao ar livre, como percorrer trilhas, escaladas ou caminhadas pela praia. Para essa técnica, não é necessário nenhum complemento para as atividades, mas geralmente as pessoas que começam a treinar, retornam às atividades que tinham deixado de fazer porque sentiam dores, por exemplo. Fruto da observação de cerca de dez anos das seleções de Vôlei, Menegatti desenvolveu a criação do método, através de pesquisas e da realização de um curso de Terapia Corporal, que abordava questões de equilíbrio, postura e movimento.

O objetivo final, segundo o treinador era realizar uma ginástica sem risco de lesões, e uma atividade terapêutica para reabilitação de pessoas idosas.


Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esporte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *