Por que os Zumbidos?
Estudos realizados indicam que um sexto da população sofre com zumbidos constantes no ouvido, um barulho agudo e que incomoda profundamente a vítima. A sorte desse praticamente 1 bilhão de seres humanos é que a cura para o problema é simples, e consiste basicamente em uma mudança de hábitos, inclusive alimentares.
Reduzindo o consumo de determinados produtos como o cigarro e o álcool, cuidando dos níveis de colesterol e evitando ouvir música em volume muito alto a chance de desenvolver esse tipo de problema é bastante reduzida.
Outra origem para esses barulhos pode ser emocional, como reflexo de depressões ou alucinações. Quando a origem é emocional, o barulho pode aparecer para que a pessoa não se sinta solitária ou como uma espécie de mania de perseguição.
Quando a causa é outra, como excesso de consumo de determinados alimentos ou remédios, combater o problema do zumbido pode ser mais bem mais difícil, pois o problema se junta com a crise de abstinência pela falta da substância.
Hábitos Alimentares que Podem Provocar os Zumbidos
O café quando bebido em excesso aumenta a circulação sanguínea devido ao fato de ser um poderoso estimulante. Quando essa circulação aumenta no ouvido, pode provocar problemas como o aparecimento de zumbidos.
Outro hábito que pode potencializar ou provocar o problema é o consumo exagerado de insulina, pois a substância prejudica os estímulos elétricos recebidos pelas vias neurais. Como essas vias são justamente as usadas para levar as informações do ouvido até o cérebro, os zumbidos começam a atormentar a pessoa.
Quem consome álcool em excesso também corre o risco de ter problemas com zumbido, pois o álcool altera a percepção de posição no espaço. Além das já conhecidas conseqüências como vertigem e falta de equilíbrio, os ruídos também podem acompanhar a bebedeira e a ressaca.
Outros Gatilhos para o Problema
O fumo é um dos hábitos que podem auxiliar na audição de zumbidos, pois as diversas substâncias químicas presentes no cigarro tornam a oxigenação difícil, prejudicando o organismo. A falta de oxigenação pode provocar seqüelas no aparelho auditivo, deixando a pessoa suscetível a ruídos.
O colesterol é um dos responsáveis pelo zumbido também, pois a gordura obstrui as artérias inclusive a auditiva. Isso impede a correta circulação de oxigênio, provocando os mesmos problemas que o excesso de insulina provoca.
Um dos vilões dos ouvidos é a música. Mas não precisa ficar injuriado achando que isso é um absurdo: a música obviamente só é perigosa quando ouvida em volume muito alto, pois a altura do som pode prejudicar o tímpano. Com o tímpano machucado, o envio de ondas de som para o cérebro ficam extremamente prejudicas, podendo ocasionar ruídos incômodos.
Neto