O torcicolo é um problema que acontece por causa de uma torção nos músculos do pescoço. O pescoço tende a torcer para um lado, causando a inclinação da cabeça. A condição pode se desenvolver lentamente, se você tem um histórico familiar da doença, de forma aguda a partir de trauma ou como uma reação adversa a medicamentos.
Quando a doença ocorre em pessoas com histórico familiar, ela é chamada torcicolo espasmódico. A torção do pescoço é inicialmente espasmódica, ou seja, começa com contrações musculares involuntárias, se manifesta entre os 31 e 50 anos de idade. Se não for tratado, possivelmente irá se tornar um problema permanente.
Quando o torcicolo acontece devido a um trauma, como dormir de mau jeito, por exemplo, leva cerca de 1 ou 2 dias para melhorar. Entretanto, se os cuidados necessários não forem tomados, o problema tende a se estender por mais tempo.
Causas do Torcicolo
O torcicolo pode ser causado por diversas condições. Entretanto, pode acontecer de não haver nenhuma causa aparente. Um trauma no pescoço ou na coluna vertebral pode levar ao torcicolo. Lesões na coluna ou na musculatura cervical do pescoço, muitas vezes resultam em espasmo dos músculos, levando à torção da cabeça, que é uma característica do torcicolo.
Outras causas incluem infecções nos músculos do pescoço. Estas infecções podem causar um torcicolo inflamatório secundário, inflamando glândulas e causando linfonodos. Os músculos que recobrem estes linfonodos se contraem, causando a dor.
Sintomas do Torcicolo
- Como o torcicolo espasmódico é uma contração anormal do músculo em um dos lados do pescoço, é natural que a pessoa consiga virar a cabeça apenas para um lado. Os músculos do pescoço e aqueles que estão localizados entre o pescoço e o ombro ficarão duros.
- O simples ato de fazer movimentos com o pescoço, virando a cabeça para os lados, irá causar dor.
- Outros sintomas podem incluir dor no ombro, dor nas costas, dor de cabeça, dores no pescoço, rigidez muscular ou sensações de queimadura.
Quando um Médico Deve Ser Procurado?
Em geral, o torcicolo não oferece nenhum tipo de risco. Se os sintomas se limitam a rigidez e dores musculares, aguarde e consulte um médico se o desconforto não passar em dois dias. Se você machucar o seu pescoço e sentir espasmos dos músculos, vá imediatamente ao pronto socorro.
Os sintomas descritos a seguir podem indicar uma lesão ou irritação no sistema nervoso central e devem ser tratados como uma emergência, especialmente se eles aparecerem de repente:
- Dificuldade para respirar ou engolir
- Sensação de alfinetadas e agulhadas ou dormência nos braços e pernas
- Não sentir vontade de urinar, ou incontinência urinária ou fecal
- Fraqueza nos braços e pernas
- Fala prejudicada
- Dificuldade para caminhar
Se o espasmo dos músculos do pescoço está associado com febre, gânglios inchados, dor de cabeça, rigidez do pescoço, inchaço na boca ou língua, ou dificuldade para engolir, procure um médico imediatamente.
Diagnóstico do Torcicolo
O médico irá fazer um exame físico, além de perguntas para descobrir a origem do problema. Assim ele poderá indicar a medicação ideal para tratar o seu problema. Quando há algum trauma, o médico pode solicitar um raio-X do seu pescoço para descobrir se houve uma fratura ou luxação dos ossos da coluna vertebral.
Muitas vezes, o raio-X é suficiente para fazer essa verificação. Em poucos casos, alterações sutis ou condições pré-existentes, como, por exemplo, uma artrite degenerativa da coluna ou do pescoço, podem tornar necessário realizar uma tomografia computadorizada.
Tratamento do Torcicolo
O tratamento para o torcicolo é direcionado para relaxar os músculos do pescoço que estão contraídos. Os tratamentos podem incluir medicamentos, fisioterapia, exercícios de alongamento, ou, nos casos mais graves, cirurgia.
Na maioria dos casos, o torcicolo melhora em alguns dias. Algumas pessoas podem desenvolver problemas no pescoço que podem continuar por meses ou mesmo anos. Os espasmos musculares persistentes no pescoço podem requerer a intervenção de um neurologista ou um cirurgião.
Medicamentos Para Tratar Torcicolo
Se você tem torcicolo espasmódico que foi causado por trauma ou por medicamentos, o médico pode prescrever relaxantes musculares e antiinflamatórios. Estes agentes geralmente aliviam os sintomas por completo dentro de poucos dias. Os medicamentos mais comuns para o tratamento são injetáveis e são dados no músculo ou na veia. O médico pode adicionar um relaxante muscular.
Para espasmos musculares crônicos no pescoço, um neurologista pode dar uma injeção local de toxina botulínica. Ela atua localmente para impedir a contração nos músculos onde é injetada. A toxina, muitas vezes, pode curar o torcicolo por completo.
Dicas Caseiras Para Amenizar as Dores do Torcicolo
Como dissemos, não é necessário ir imediatamente ao médico ao sentir dores no pescoço, a menos que você tenha algum histórico de torcicolo ou que esteja com outros sintomas.
Existem algumas medidas que você pode tomar em casa, a fim de amenizar o desconforto causado pelo torcicolo. São elas:
Fazer compressas geladas e colocar no local. Se você não tiver uma bolsa própria para compressa, improvise usando um saco plástico e algumas pedras de gelo. Outra dica é envolver o pescoço com uma fralda molhada com álcool.
Cirurgia Para Torcicolo
A cirurgia é indicada apenas para alguns casos. Neste tratamento, alguns dos nervos cervicais superiores são separados para impedir a contração muscular. O tratamento cirúrgico muitas vezes ajuda, mas frequentemente o pescoço vai voltar à sua posição de torção após vários meses. Consulte o seu médico para saber se o seu caso é cirúrgico ou não. Se for, converse com ele para retirar todas as suas dúvidas.
Prognóstico do Torcicolo
O prognóstico do torcicolo é geralmente bom. A maioria das pessoas com torcicolo agudo consegue se recuperar apenas com a medicação. Se um remédio causou o espasmo, a ingestão deve ser interrompida.
O torcicolo espasmódico é tratado com sucesso com injeções locais. Se estas medidas não forem bem sucedidas, a cirurgia pode ser indicada. Após a cirurgia, muitas pessoas têm um alívio inicial, mas a maioria volta a sofrer com as dores após vários meses. Para a grande maioria das pessoas com torcicolo agudo, a condição desaparece em alguns dias.