Terapêutica Adequada para Reposição Hormonal

Doses Mais Baixas

Alguns fabricantes de medicamentos, a base de hormônios para reposição, quando a mulher está na menopausa,estão alertando os profissionais da área de saúde na prescrição de remédios para terapia hormonal em doses mais baixas, porém que sejam eficazes, e a utilização do fármacos, por um tempo mais curto. Mas, de acordo com alguns pesquisadores norte-americanos,mesmo com as pessoas adotando essas medidas,ainda há algum risco para as pacientes.

Centro de Câncer de Nova York

Terapêutica Adequada para Reposição Hormonal

Terapêutica Adequada para Reposição Hormonal

De acordo com especialistas, do Centro de Câncer Memorial Sloan-Kettering, em Nova York, nos Estados Unidos, é importante verificar os dados das pesquisas feitas, em um contexto mais abrangente, tanto no que diz respeito aos sintomas do climatério, quanto as informações obtidas, através de mais de sessenta anos de estudos cientifícos, sobre os benefícios e os riscos para a saúde da mulher que tem de se submeter, ao tratamento para reposição hormonal.

Os cientistas ressaltaram que, a média de idade das pacientes acompanhadas na pesquisa, era de sessenta e três anos, uma faixa etária bem maior do que as normalmente estudadas (a partir de quarenta e cinco anos), e os resultados obtidos poderiam não ser aplicados as que faziam outras maneiras de reposição, ou as que iniciaram o tratamento depois do climatério.

Riscos para a Saúde Feminina

Medidas

Medidas

Estudos norte-americanos recentes, vem alertando para uma relação entre o tratamento de reposição hormonal, e a os índices de câncer de mama nas mulheres, em estágio avançado, levando-as a óbito.Essa pesquisa foi feita em comparação, com pacientes que utilizaram medicação placebo, que não apresentaram os mesmos riscos. Essa pesquisa foi publicada inclusive, em uma revista científica da Associação Médica Americana.

Ao contrário da hipótese que foi levantada, há dois anos atrás, de que o tumor maligno que era associado a reposição hormonal de progesterona e estrogênio, era de fácil tratamento e sem maiores problemas para as mulheres, atualmente já se sabe que essa terapêutica de reposição, está associada a um risco bem maior de levar a morte às pacientes, que foram submetidas a esse tipo de tratamento.

Base Para as Conclusões

Pessoas

Pessoas

As conclusões desse estudo, foram baseadas no monitoramento por onze anos, de dados coletados de cerca de doze mil mulheres, que concordaram em participar da pesquisa, a mesma que já tinha sido feita no ano de 2002, e revelou que os uso frequente dos hormônios estrogênio e progesterona, poderia aumentar o risco dos tumores de mama e ovário, e também de acidente vascular cerebral.

Análise do Estudo

De acordo com análises feitas, pela coleta de dados das participantes da pesquisa, os cientistas acharam o dobro de óbitos por tumor de mama, entre as mulheres que se subeteram a terapia hormonal, na proporção de 2,6 para 1,3 entre as que utilizaram substância placebo. Esse índice é preocupante, segundo os cientistas, pois revelam um aumento do prognóstico não favorável, das formas mais graves dos tumores de mama.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *