Efeitos Colaterais
De acordo com especialistas, alguns chás e ervas, podem ser prejudiciais à saúde das pessoas que o ingerem, sendo necessário incluí-los no banco nacional que registra efeitos colaterais. Os chás,fitoterápicos e as receitas caseiras, também podem provocar prejuízos à saúde, alguns bastante graves, como por exemplo, a falência total do fígado no organismo humano.
Em outras ocasiões, o mesmo fitoterápico que é usado para amenizar os sintomas de constipação intestinal, pode trazer mais riscos para as pessoas que o utilizam, do que alguns tipos de medicamentos alopáticos.
Opinião de Especialistas em Saúde Pública
De acordo com especialistas em saúde pública, as ervas vegetais que são protegidas sob o rótulo de naturais, constituem um perigo à saúde, pois são consumidas pelas pessoas, sem nenhum acompanhamento clínico.
O fígado é o principal órgão do corpo humano, que é afetado pelos fitoterápicos, e muitas vêzes os danos são irreversíveis, como casos de pacientes que precisaram de transplante, pelo uso contínuo das ervas que acabaram danificando o órgão.
Criação de um Banco Nacional
O Brasil é um país que tem como principal característica, a tradição no uso de receitas caseiras. Por isso, os especialistas recomendam a criação de um banco de dados público, e de todos os estados brasileiros, onde possam ser registrados pelos profissionais da área médica, os efeitos colaterais que determinadas ervas podem ocasionar, com o objetivo de levar segurança às pessoas que as utilizam, sendo necessário também incrementar mais pesquisas nessa área.
Indícios dos Efeitos Tóxicos
Já existem vários indícios de que alguns chás e fitoterápicos, podem trazer prejuíjos à saúde das pessoas. O problema se torna mais grave, porque a utilização desses produtos não tem acompanhamento médico, e os efeitos colaterais decorrentes, não são incorporados às estatísticas.
Pensando nisso, os especialistas fizeram uma proposta ao Ministério de Saúde e a Anvisa, para que seja criado um banco de dados, com dez centros de referência em hepatologia (Fígado) e transplantes, com o objetivo de identificar as pessoas que fizeram uso dos fitoterápicos, e que apresentaram complicações.
Testagens em Medicamentos
Os medicamentos quando chegam ao mercado, para serem comercializados, já passaram por vários testes e pesquisas, que mediram seus possíveis riscos ao organismo humano.
Esse procedimento é necessário, para proporcionar segurança ao usuário, porém, não é aplicado no caso de fitoterápicos.Portanto não há segurança se seu uso é indicado ou não, para tratamentos sem riscos de alguma patologia.
Ainda há os princípios ativos das ervas e plantas, que podem interagir com os remédios, já utilizados pelo indivíduo contribuindo para agravar ainda mais o problema, com pacientes tendo que se submeterem até a transplantes de fígado.
Ervas que são Tóxicas ao Fígado
Segundo os especialistas, o ideal é ter mais estudos focados nas chamadas drogas vegetais, que atestem sua segurança e eficácia, para que sejam usadas de forma segura, sem riscos à população.
Algumas ervas, com indícios de toxidade ao fígado são: Cáscara Sagrada, Chá verde, Mãe-boa, Kava, Valeriana, Losna, Espinheira-santa, entre outras.
Salete Dias