Exposição de Crianças à Estímulos Variados

Atenção Dividida

Atualmente, com os vários equipamentos tecnológicos ao alcance das crianças, a atenção das crianças fica dividida entre esses vários estímulos,e o pais devem ficar atentos, para saberem qual a hora exata de impor os limites necessários, a uma boa educação.

As várias tarefas desenvolvidas pelos jovens, faz com que eles tenham muitos estímulos ao mesmo tempo, como navegar na internet, ouvir música e fazer seus deveres escolares, o que pode ser prejudicial, num primeiro momento, ao seu desenvolvimento acadêmico.

Capacidade de Responder aos Múltiplos Estímulos

O fato de navegar na intenet, ver televisão, ouvir música, fazer trabalhos escolares, ou enviar mensagens nos celulares, quase tudo ao mesmo tempo, parece não inibir os jovens, podem eles apresentam uma capacidade de administrá-los cada vez mais cedo.

Internet

De acordo com pesquisas, as crianças começam interagindo com as tecnologias,primeiro vendo televisão, na sequência vem o vídeo game e computador e na adolescência, o celular é incorporado a sua vida.

Outras Pesquisas Realizadas

Outros estudos feitos no ano de 2007, por um grupo da área de marketing, revelou que as crianças com dois anos de idade, já tinham duas atividades ao mesmo tempo. Especialistas, demonstraram que o costume de fazer várias tarefas ao mesmo tempo,às vêzes estimulado pelos pais e professores, pode contribuir para que nenhuma das atividades seja bem feita.

Atividades

Outra pesquisa realizada, revelou que quando é executada várias tarefas ao mesmo tempo, o sistema nervoso da pessoa, ativa uma memória diversa da que é ativada, quando se cumpre somente uma tarefa.

Como resultado, o grau de aprendizado é menor em situações com vários estímulos, do que quando a pessoa está focada somente em um assunto, quando a memória consciente é ativada.

Conhecimentos Sólidos

Segundo especialistas em psiquiatria infanto-juvenil, apesar de todo avanço tecnológico a que os jovens tem acesso atualmente,e da maneira como a informação chega rapidamente a eles, os sólidos conhecimentos são adquiridos com leitura, e com aprofundamento nos estudos, bem como a construção das relações interpessoais.

Se o jovem aprende que conhecimento e o relacionamento, são duas coisas momentâneas, se não aprender a ter paciência, a tolerar a frustação, a esperar por algo que não pode ter no momento,pode ter prejuízos na formação de sua personalidade, pois ele vai encontrar com certeza, muitas situações na vida que vão precisar de calma e tranquilidade para tentar resolvê-las.

Estímulos na Dose Certa

Quando as tarefas são oferecidas à criança, na dose adequada,elas são positivas. Os pais devem estar aptos a exercerem essa função, dosando os estímulos oferecidos aos filhos, principalmente porque a capacidade de realizar múltiplas atividades, só é completamente desenvolvida na adolescência, através de uma capacidade gradual, de coordenar conduta e informação.

Os excessos é que não devem ser estimulados, pelos pais nos seus fihos,que devem dar atenção às atitudes e respostas das crianças.E principalmente, ficarem atentos ao desenvolvimento de várias tarefas, e sua não conclusão, que pode ser indício de défict de atenção, se associada com outros fatores, como a desatenção em várias situações.

Desenvolvimento

Os pais devem tomar cuidados, com a qualidade e quantidade de estímulos que seus filhos recebem diariamente.

Os responsáveis podem auxiliar seus filhos, a fazerem suas atividades gradualmente, ensinando-lhes a primeiro observarem o processo, e depois desenvolverem foco, concentração, capacidade de lidar com frustrações e a ter paciência em situações adversas, orientando-os a fazerem uma atividade bem feita de cada vez.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comportamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *