As ervas medicinais são uma benção da Terra para nós Seres Humanos. Elas estão presente com suas propriedades mais diversas possíveis, desde uma simples cura de dor de cabeça até os efeitos cicatrizantes da babosa por exemplo. As ervas medicinais são muito utilizadas principalmente por tribos indígenas e por nossos antepassados quando não tínhamos uma indústria farmacêutica disponível para a população em geral, por isso mesmo vemos muitos familiares ou conhecidos utilizando diversas ervas por receitas que foram passando de geração para geração, desde os bisavós até os novos nascidos. Aqui vamos citar algumas ervas medicinais, seu modo de preparo com algumas receitinhas e o porque elas são bem utilizadas.
Vamos começar com o alecrim. O alecrim muito famoso pela música do alecrim dourado, aquele que nasceu no campo sem ser semeado lembra? Então, o alecrim é mesmo uma erva muito utilizada, desde a Grécia antiga já se conhecia os poderes do alecrim, de onde se extraiam a cânfora e seus óleos essenciais; o alecrim diz-se que combate dores de cabeça como citado no começo do texto bem como enxaquecas crônicas. Além da enxaqueca, diz-se que ele cobre muito bem a falta de memória e melhora nossa imunidade. Prepara-se o alecrim utilizando seu óleo essencial, diluindo 1 colher de sopa de óleo de alecrim em 1 xícara de azeite de oliva e então coloque sobre a área que esteja com dor fazendo massagem.
Outra erva medicina muito importante para nós é a babosa. Como já citado acima, a babosa é muito utilizada como agente de tratamento para queimaduras e inflamações, com efeitos hidratantes e anti-inflamatórios. A babosa também é muito empregada como agente anti-caspa para pessoas que precisam se livrar da caspa nos cabelos, além de ser utilizada como hidratante de peles através de seu óleo muito rico, o aloe vera. O modo de preparo da babosa passa por utilizar suas folhas já preparadas no fogo, cozinhadas e aplicar esfregando no couro cabeludo, deixar no cabelo por cerca de 10 à 20 minutos e então pode enxaguar com água. A parte gosmenta quando você esfrega a babosa também serve para passar nas inflamações e machucados na pele.
A erva com fins medicinais muito importantes também é a famosa camomila. A camomila é muito utilizada não somente para chás que acalmam mas também para prevenir irritações de pele. Geralmente prepara-se a camomila com suas flores já secas e misturadas com água, aplicando nas áreas machucadas. A camomila também em forma de chá serve para melhorar a digestão, para eliminar os gases e também não só para tratar os machucados de pele, como também para tratar as inflamações nas gengivas, também é muito utilizada para aliviar dores musculares, dores lombares e as do nervo ciático. Resumindo: A camomila vai ser sua melhor amiga na velhice.
Por fim temos a canela. A canela é utilizada em suas mais variadas formas, principalmente a casca. Utiliza-se a casca raspada diluída em água para tomar e servir para tratamento de problemas gastrointestinais, como cólicas. Também utilizada não somente em formato de casca mas também em óleo. Seu óleo pode ser utilizado para tratar infecções contra fungos e outros microorganismos.
adorei essas dicas